PENACOVA: Município promove “Festival Artes de Rua & Wine Fest”

Álvaro Coimbra, presidente do Município e Paulo Lopes, da empresa “Pena Drink”, apresentaram o “1.º Festival Artes de Rua & Wine Fest”

No próximo dia 4 de Maio (sábado) o Centro Histórico da vila vai render-se aos espectáculos de músicos de rua, malabaristas, cuspidores de fogo, mágicos, danças urbanas e passeios guiados, bem como a provas e “masterclass” de vinho e de alguns destilados.

Ao todo vão ser às 11 horas de “festa” – das 9 às 2 da manhã – em que os dois eventos (…) «se complementam», garantiu o presidente da Câmara Municipal na última sexta-feira, dia 15, no decorrer da apresentação, que teve lugar na Casa das Artes Martins da Costa (antigo Tribunal de Penacova), junto ao edifício dos Paços do Concelho.

Com um cartaz diversificado que pretende abranger diversos públicos, Álvaro Coimbra admite que o formato – tudo ao ar livre nas diversas ruas da vila, à excepção do “Wine Fest” que acontece na Casa das Artes – reúne todos os ingredientes para se consolidar, tanto mais que (…) «queremos atrair novos públicos, e que descubram o território». Mas o grande objectivo é que o festival contribua para (…) «revitalizar o Centro Histórico», acrescentou.

O autarca acredita que (…) «se for um dia de sol, tenho a certeza que será um êxito absoluto».

“Wine Fest” com néctares de norte a sul

Integrado no “Festival Artes de Rua”, o “Wine Fest” tem os ingredientes necessários para marcar a diferença.

Dinamizado pela empresa penacovense “Pena Drink”, durante cinco horas (entre as 15 e as 20 horas) vão estar em “cena” na Casa das Artes néctares provenientes do Minho, Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Setúbal e Alentejo – com mais de 20 marcas representadas – mas, para além destes, a aposta passa também pela apresentação de (…) «de marcas alternativas, que não têm (ainda) expressão comercial», revelou Paulo Lopes da “Pena Drink”.

O acesso é gratuito, contudo, para usufruir da prova de vinhos, os interessados terão que adquirir um copo (alusivo ao evento) pelo valor de 3 euros.

Serão realizadas “masterclass”, que terão uma duração de 45 minutos, que apesar de serem gratuitas, a inscrição é obrigatória, previamente, através do e-mail eventos@cm-penacova.pt.

Na Casa das Artes Martins da Costa, haverá também espaço para destilados como sejam os Gin’s, o Beirão, o Porto e a Coral (Madeira), única cerveja artesanal acreditada no Festival.

“Festival de Artes de Rua”

É o principal evento do dia 4 de Maio, e abre portas a partir das 18 horas, prolongando-se até às 2 horas da madrugada de domingo, nas ruas do Centro Histórico da vila de Penacova.

Por lá vão passar músicos, malabaristas, cuspidores de fogo, mágicos, danças urbanas, tais como “Rise Project Urban Dance (hip hop, house e locking) e Roda ao Centro; Patrícia Pereira (concertina); Daniel Matos (malabarismo, cuspidor de fogo); Palhaço Pintas (magia cómica e modelagem de balões); O Mau Olhado (one man show); Telmo Melo (mágico); Moses Christopher (guitarra e voz); André Busker Neves (guitarra, voz, bateria, saxofone, harmónica e baixo); Le Animateur (cuspidor de fogo); David Mourão (saxofonista, educador e performer); DJ Panda (jazz, chillout, lounge, bossa nova); e o penacovense Pedro Bem-Haja Duo (guitarra e voz + piano e voz).

Mas além destes, o Município não esqueceu as “estrelas da casa”, como sejam: “Lil’Moves – Urban Kidz 1 – Urban Kidz 2 –Electric Dance Crew”, do Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão; “Yolo Dance Crew”, do Mocidade Futebol Clube, que integram o “1.º Festival Artes de Rua & Wine Fest”.