Tomaram posse, na passada sexta-feira, dia 12, os novos órgãos sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penacova, eleitos a 16 de Dezembro último.
No decorrer da cerimónia que teve lugar no salão da instituição, e a que se associaram, para além dos sócios eleitos, o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho e o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Coimbra, o reeleito presidente da Direcção traçou os objectivos e metas que, com os seus pares, se propõe concretizar até 2026.
Para este novo ciclo/mandato, Ricardo Simões não esquece as dificuldades e desafios que a sua equipa atravessou, mas com a experiência adquirida é possível ter (…) «esperança e perseverança na resolução das dificuldades e obstáculos que se apresentam e apresentarão no nosso caminho», disse, elencando desde logo como principais prioridades (…) «a aquisição de uma viatura ABTM (Ambulância de Transporte Múltiplo), ainda no presente ano para substituir outra que já fez o seu trabalho; transformação de uma viatura VUCI (Veículo Urbano de Combate a Incêndios) – processo que já se encontra em curso – que vem suprir uma das lacunas em termos operacionais; aquisição de uma viatura VTTF (Veículo Tanque Tático Florestal) – mas que só será uma realidade com uma candidatura aos fundos comunitários e no âmbito da CIM-RC, contando para tal com a intervenção decisiva do senhor Presidente da Câmara e o senhor Comandante Sub-Regional de Coimbra; avançar para obras de requalificação no nosso antigo quartel; continuar com as obras no nosso quartel, que visam torná-lo cada vez mais funcional em termos operacionais e ao mesmo tempo dotá-lo de melhores condições de conforto, para os nossos Bombeiros».
Em termos de “luta e pressão” com a Administração Central, as prioridades apresentadas pelo presidente da Direcção vão no sentido de aprovação de medidas concretas que visam (…) «a criação de uma carreira profissional para os nossos Bombeiros e para o pessoal administrativo, com uma tabela remuneratória atractiva e que permita captar os mais jovens e mantermos os que estão em funções, que estão connosco; estabilidade financeira das nossas Associações Humanitárias; reequipamento dos nossos Corpos de Bombeiros».
Bombeiros vão ter 3.ª EIP
No decorrer da intervenção, o reeleito presidente da Direcção, agradeceu à Câmara Municipal – principal parceiro dos Bombeiros de Penacova – a decisão (…) «de a nossa 3ª EIP (Equipa de Intervenção Permanente) ser uma realidade durante o corrente ano»; ao comandante Sub-regional (…) «pelo apoio, pela amizade e por ser um defensor intransigente das Associações Humanitárias e dos nossos Bombeiros»; ao presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra (…) «pelas lutas travadas com as nossas entidades da administração central», às Juntas de Freguesia do concelho; aos beneméritos, destacando Urbano Marques, da empresa Águas das Caldas.
Em final de tarde, Ricardo Simões teve igualmente palavras de agradecimento especial aos elementos da Fanfarra e ao seu Mestre, Subchefe Orlando Lopes; à Escolinha – ao seu coordenador Eduardo Miguel, aos cadetes e aos Pais – (…) «onde desde cedo tentamos incutir nos mais novos o espírito adjacente à função de bombeiro, que é sempre ajudar o próximo». «Aos nossos Bombeiros, aos funcionários, aos sócios, um agradecimento pelo apoio e dedicação», enaltecendo igualmente o trabalho desenvolvido pelo Quadro de Comando – Comandante Vasco Viseu, o 2.º Comandante Vítor Simões, a Adjunta de Comando Alice Pimentel e Ajunto de Comando Marco Oliveira – (…) «pela forma superior como lideram este Corpo de Bombeiros, pela sua lealdade e proximidade que mantém com os Órgãos Sociais, com a Direcção em particular, manifesto publicamente o reconhecimento pelo vosso empenho e exemplo aos restantes elementos do Quadro Activo.
«Afinal, o melhor argumento e a razão mais convincente para dar razão às palavras é o exemplo de vida: sigamos, pois, este exemplo. Vivam os Bombeiros!», concluiu.
Esta foi novamente uma ocasião para Fernando Carvalho denunciar os atrasos nos pagamentos do SNS (Serviço Nacional de Saúde) aos Bombeiros, referindo que apenas no decorrer deste mês, as Associações de Bombeiros irão receber as credenciais de correspondentes a Junho de 2023. «São seis meses à espera que nos paguem», lamentou.
Para o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, os Bombeiros estão em “falência técnica”, observando que (…) «o que nos vale são os Municípios». Fernando Carvalho terminou com palavras de apreço (…) «a todos os que se disponibilizam para fazerem parte dos órgãos sociais» dos Corpos de Bombeiros.
No mesmo tom, Álvaro Coimbra começou por criticar os atrasos nos pagamentos dos transportes aos Bombeiros, ressalvando que (…) «quando o Estado não cumpre o seu papel, é o Município que tem de ajudar a salvar ou a resolver problemas».
O presidente da Câmara Municipal de Penacova sossegou, por isso a nova Direcção (…) «podem contar sempre connosco para o que der e vier, dentro das nossas possibilidades».
O autarca considerou, por isso, que a posição dos corpos sociais ao assumirem os destinos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penacova (…) «é um acto de coragem», concluiu.