PENACOVA: Praia Fluvial do Reconquinho com galardões hasteados

A Praia Fluvial do Reconquinho ostenta a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia Acessível, a Bandeira Qualidade de Ouro e bandeira “ColorAdd” (que aplica um sistema de símbolos de identificação de cores para daltónicos nas bandeiras)

Como já havíamos dado nota, a Praia Fluvial do Reconquinho (Penacova) foi a escolhida para ser a primeira a nível nacional a hastear a Bandeira Azul – galardão atribuído pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação), cuja cerimónia teve lugar no passado sábado, dia 17 de Junho.

A par da Bandeira Azul, foram igualmente hasteadas Bandeira de Praia Acessível, galardão que recebe desde 2013 – também numa distinção reconhecida pela ABAAE – e a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída desde 2016 pela Quercus. Para além destas, foi ainda hasteada a bandeira “ColorAdd” que aplica um sistema de símbolos de identificação de cores para daltónicos nas bandeiras.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal fez notar que o facto de a escolha ter recaído na Praia Fluvial do Reconquinho – num total de 47 praias fluviais existentes na região Centro – (…) «é um claro reconhecimento de que é uma praia de excelência, quer pela qualidade das suas águas (rio Mondego), mas também pelas infra-estruturas que foram criadas aqui ao longo dos anos», disse, referindo ainda o esforço que o Município faz (…) «inverno após inverno a repor o areal, que tem m peso financeiro bastante substancial», para além de toda a área envolvente (…) «que não fere a Natureza, que tem um enquadramento perfeito».

Álvaro Coimbra sublinhou, o trabalho que tem sido desenvolvido (…) «para manter e preservar» o Reconquinho, salientando alguns “pormenores pitorescos” como a ponte de madeira, construída na década de 70 do século passado (que tem que ser reconstruída de modo artesanal, anualmente, pelos funcionários da Câmara).

O autarca adiantou, contudo, que é necessário “dar um passo em frente” no que toca à travessia, pretendendo (…) «torna-la ciclável e pedestre» com recurso ao próximo quadro comunitário.

Salientando tratar-se de uma praia “superequipada”, Álvaro Coimbra salientou que a autarquia tem feito tudo o que é possível (…) «dentro dos nossos recursos, para termos uma praia de excelência, e não tenho dúvidas nenhumas que é uma das melhores praias fluviais do país».

Recorde-se que para além do Reconquinho, em breve serão hasteadas bandeiras na Praia Fluvial do Vimieiro (S. Pedro de Alva), tratando de uma praia com características distintas (situada num vale, em que o verde luxuriante predomina).

Álvaro Cimbra fez saber que para muito em breve (… «temos planos para avançar com outros equipamentos e outras praias com Bandeira Azul», nomeadamente no território da União das Freguesias de São Pedro de Alva e S. Paio.

Recorde-se que este ano, o Programa Bandeira Azul vai trabalhar a Geodiversidade das zonas balneares, vai sair do seu meio tradicional e desafia os promotores a, também, abandonarem a sua zona de conforto e a colocarem os pés em terra firme. Sem esquecer o mar e as ameaças à sua biodiversidade, pretende-se olhar para baixo e trabalhar sobre outro tipo de diversidade, a Geodiversidade.

No ano em que se assinala pela primeira vez o Dia Internacional da Geodiversidade, uma iniciativa portuguesa, a Bandeira Azul propõe-se a contemplar a natureza que existe no mundo das formações rochosas, dos afloramentos e dos assoreamentos. Uma natureza que é património e vale a pena conhecer, compreender e preservar.