PENACOVA: Presidente da Assembleia Municipal quer saída imediata do concelho da APIN

Pedro Coimbra, presidente da Assembleia Municipal de Penacova, surpreendeu todos os membros deste órgão ao colocar-se ao lado das pessoas que têm vindo a manifestar-se contra os tarifários praticados pela APIN e a reclamar à Câmara Municipal a saída da estrutura intermunicipal.

Lembramos que Pedro Coimbra opôs-se à entrada do Município de Penacova na APIN e não votou, na Assembleia Municipal, a adesão da autarquia a esta entidade.

Com uma enorme ovação após anunciar a sua decisão, Pedro Coimbra apresentou uma moção que foi aprovada pela Assembleia Municipal de Penacova, que retomou os trabalhos esta quarta-feira, depois da suspensão. O Município transmitiu a sessão da Assembleia Municipal em direto a partir da sua página oficial no FB.

A proposta de Pedro Coimbra obriga a que a Câmara Municipal:

1) Saia imediatamente da APIN (reversão);

2) Que na próxima fatura enviada aos cidadãos seja creditado o valor do saneamento cobrado a quem não é servido pela rede pública de saneamento e que sejam corrigidos outros eventuais erros já comunicados, devolvendo aos cidadãos os respetivos créditos (o que já foi anunciado pela APIN, pelo que deve mesmo ser feito de imediato);

3) Que o Município aplique assim que possível o seu tarifário próprio em vigor para cobrança de água, saneamento (aplicando as taxas apenas a quem tem saneamento público, como é óbvio) e resíduos sólidos, devendo o mesmo garantir o cumprimento das Leis e Regulamentos aplicáveis, bem como as obrigatoriedades impostas pela Entidade nacional competente nesta matéria (ERSAR), de forma e evitar qualquer penalização para o Município e para os Munícipes.

Pedro Coimbra afirmou perante todos os presentes que o passo que deu foi em total coordenação com Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova.

A terminar a sua intervenção, Pedro Coimbra declarou que só presta contas e solidariedade ao povo que o elege e que nele confia.

CRÉDITOS: “PENACOVA ACTUAL”