O Partido Socialista (PS) de Penacova pede ao candidato do PSD nas eleições autárquicas do próximo ano, António Simões, que abandone o cargo de comandante dos bombeiros locais.
A apresentação da candidatura de António Simões – que é também presidente da Federação Distrital de Coimbra dos Bombeiros – está marcada para amanhã, sábado, em Miro – e será candidato contra Humberto Oliveira, actual presidente eleito nas listas do PS.
Ricardo Simões, assina um comunicado onde dá conta dos argumentos da posição da Comissão Política Concelhia do PS, face àquela candidatura.
«COMUNICADO do PS/Concelhia de PENACOVA
O Partido Socialista de Penacova vem cumprimentar o candidato do PSD à Câmara de Penacova – embora já fosse do conhecimento geral a sua candidatura e, inclusivamente, noticiada pela comunicação social local desde Outubro passado, o que tem conduzido reiteradamente à pergunta latente e para a qual que se espera uma decorosa e digna resolução: como pode um candidato partidário à Câmara Municipal manter-se no comando de uma instituição como a Associação Humanitária e Voluntária dos Bombeiros? Sobretudo sabendo muito bem que esta é apoiada financeiramente por essa mesma Câmara com quem existem relações institucionais a cumprir e um trabalho permanente que não pode ser negligenciado… E lamenta-se que o comandante dos Bombeiros não tenha tido a lealdade institucional de comunicar previamente a sua candidatura autárquica ao Presidente do Município, Humberto Oliveira, a quem deve deferência e respeito na cadeia institucional – ainda para mais sendo Humberto Oliveira um acérrimo defensor dos Bombeiros que não mede esforços no apoio muito significativo que tem prestado…
Todos os cidadãos podem expressar-se civicamente em liberdade e ter atuação nos órgãos políticos, mas é necessária a postura de não se politizar as organizações humanitárias nas corridas às câmaras municipais. Para quê? Para que todo e qualquer cidadão, independentemente da sua opção política, possa continuar a confiar nela sem se sentir instrumentalizado. Não é admissível que se provoque nos cidadãos a dúvida de que uma pessoa se aproveita da sua condição nos Bombeiros para se autopromover e durante muito tempo ter andado a preparar uma candidatura autárquica. Entendemos que não se pode manter o lugar de comandante dos Bombeiros e andar ao mesmo tempo a fazer campanha política! Se, do ponto de vista legal, isso não é impeditivo, já do ponto de vista ético é absolutamente condenável!
Mas asseguramos que, independentemente de o candidato do PSD estar ou não agarrado ao cargo, para nós os Bombeiros continuarão a ser a força indeclinável da proteção civil e uma entidade de referência do nosso Concelho. Todos os bombeiros e elementos dos órgãos sociais nos merecem admiração e respeito.
Entende-se que o candidato do PSD António Simões, que diz não ter filiação partidária embora já tenha tido cargos ao serviço do PSD, e que disse querer “dar um novo rumo a Penacova”, constitui um regresso ao passado, cinzento e atrofiado, que de novo nada traz e incutiu no Concelho um atraso acentuado, que foi ultrapassado graças à visão progressista de Humberto Oliveira, à sua dedicação completa, ao seu amor a Penacova, ao seu rigor na gestão e ao seu projeto que continua em marcha e que tem sido amplamente reconhecido.
A realidade da gestão autárquica atual em nada condiz com os anos em que o agora candidato do PSD foi autarca. Não podemos andar para trás. Nem podemos deixar que nos assolem as práticas que remontam ao tempo em que António Simões esteve no executivo, tendo inclusivamente em 2005 sido afastado da vice-presidência da Câmara e das listas autárquicas do PSD. Estas circunstâncias do emaranhado interno do PSD não podem nem devem ter implicações na vida coletiva dos nossos concidadãos.
O concelho de Penacova é a nossa prioridade, o seu progresso, o seu desenvolvimento, o seu avanço, a sua qualidade de vida. Para nós, o Município de Penacova é, e será sempre, a primeira escolha! Sem emaranhados, de olhos-nos-olhos, com verdade, com empenho e dedicação, com trabalho e discernimento, com rigor e sustentabilidade, para prosseguir a senda que nos tem feito vencer os atrasos estruturais em que estávamos submersos. Por isso, o nosso desígnio é, e será sempre, as Pessoas, o bem-estar dos Penacovenses e o desenvolvimento da nossa terra!
O Presidente da Comissão Política Concelhia de Penacova
RICARDO SIMÕES»