PENACOVA: Reordenamento da paisagem para criar floresta resiliente

O Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) pode permitir a criação de uma paisagem mais adaptada à realidade territorial abrangida

A proposta do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) Montes Ocidentais e Beira Alta foi o tema de uma sessão pública que teve lugar na sede da União de Freguesias de S. Pedro de Alva e São Paio de Mondego.

A sessão, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, e pela Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, contou com a presença dos representantes dos municípios e das freguesias envolvidos e de muitos outros agentes do território.

Álvaro Coimbra congratulou-se com a apresentação do Programa, que pode permitir a criação de uma paisagem mais adaptada à realidade territorial abrangida, bem como uma gestão florestal que permita uma floresta mais resiliente aos fogos e às pragas, melhorando a valorização da aptidão dos solos e dos serviços de ecossistemas.

Recorde-se que decorre o período de discussão pública desta Proposta de Programa, até 21 de novembro de 2023.

Durante este período, os documentos encontram-se disponíveis para consulta no Portal PARTICIPA (www.participa.pt) e no portal da Direção-Geral do Território (www.dgterritorio.pt).

Os interessados podem ainda consultar a documentação em discussão pública nas instalações da Câmara Municipal de Penacova (Serviço Municipal de Protecção Civil, na Rua da Eirinha, nos dias úteis, das 9 às 17 horas).

No Município de Penacova, o Programa abrangerá as uniões das freguesias de Oliveira e Travanca do Mondego; São Pedro de Alva e São Paio de Mondego; Friúmes e Paradela da Cortiça.