Integrado nas comemorações do 5 de Outubro, que em Penacova merece especial significado (terra de António José de Almeida, 6.º Presidente da República Portuguesa entre 5 de Outubro de 1919 e 5 de Outubro de 1923), foi inaugurado em Figueira do Lorvão, o novo Centro Escolar, em foram investidos cerca de 1,5 milhões de euros.
“Comemorámos o 5 de outubro da forma mais nobre possível, com uma obra para a educação”, disse António Leite, secretário de Estado da Educação, que presidiu à inauguração do novo estabelecimento escolar.
A Escola Básica Joaquim de Oliveira Marques, como irá ser denominada, está em funcionamento desde o 3.º período do ano lectivo passado (2022/2023), mas só agora foi possível assistir ao descerramento da placa inaugurativa.
António Leite considerando que (…) «estamos a abrir portas ao desenvolvimento, à esperança, e à democracia. O facto de esta sessão acontecer no dia 5 de Outubro, data que marca a implantação da República, é especial, mas não só por isso. É que nesta data também se comemora do Dia Mundial do Professor. Deixo uma saudação aos professores e professoras, que tornam a escola possível, que a república lançou e que a democracia tem vindo a desenvolver», salientou.
Para Álvaro Coimbra, não há dúvidas de que os investimentos na educação são bem-vindos. «Investir na educação é investir no país e na qualificação das pessoas».
Sobre o nome escolhido para patrono do novo Centro Escolar – Joaquim de Oliveira Marques – o presidente da Câmara Municipal de Penacova explicou que para além de ter sido uma figura da freguesia e do concelho, ligada à educação e à cultura; professor do ensino primário, dinamizador de educação de adultos, colaborador e director do jornal de notícias de Penacova (…) «foi um exemplo de cidadania», salientou.
Esta foi também ocasião para o autarca elogiar a obra. «Acabámos de inaugurar um equipamento enorme. Temos mais conforto e áreas mais generosas».
Também presente na cerimónia, Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), ao elogiar o novo Centro Escolar de Figueira do Lorvão, fez notar que a escola (…) «prepara gerações para a sociedade e para a comunidade onde vivemos».
Recorde-se que o Centro Escolar de Figueira do Lorvão é uma obra do município, e foi apoiada por fundos europeus, no âmbito do PT 2020, com o objectivo de elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da sua educação e formação, cujo investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, visou a construção de raiz do novo centro escolar, num espaço adequado, multifacetado e moderno, no qual permitirá potencializar as condições de ensino, com novos equipamentos básicos e informáticos.
Centro Escolar de Figueira do Lorvão
O novo equipamento – acolhe cerca de 90 crianças, entre Jardim-de-Infância e 1.º ciclo do ensino básico – conta com quatro salas de aula, um pavilhão com balneários (para masculinos e femininos), um campo de futebol exterior, uma biblioteca, uma sala de música, uma sala de Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), quatro gabinetes de trabalho, um refeitório, quatro casas de banho junto às salas de aula (duas para masculinos e duas femininos) e duas dispensas.
O Jardim de Infância de Figueira de Lorvão, paredes meias com o Centro Escolar, vai poder usufruir destas divisões.
(*) com AS BEIRAS