PENACOVA: Secretário de Estado da Protecção Civil visitou danos provocados pelo mau tempo

O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Coimbra, mostrou ao Secretário de Estado, Rui Rocha, alguns dos danos provocados pelas recentes intempéries

O secretário de estado da Protecção Civil esteve na tarde desta segunda-feira, dia 9, em Penacova para se inteirar de alguns dos danos provocados pelas recentes intempéries, nomeadamente ao acesso às Caldas de Penacova, EN2 e cemitério da Carvoeira e o nó de Penacova do IP3.

No acesso às Caldas, o presidente da Câmara Municipal deu nota a Rui Rocha que a Câmara está já a tratar do projecto para a reabilitação da estrada e que no imediato pediu a colaboração do Exército para estudar a colocação de uma ponte sobre o Mondego. Álvaro Coimbra defendeu a necessidade de incluir a IP – Infraestruturas de Portugal, na procura de uma solução.

O autarca recordou que quando o IP3 (itinerário principal) foi construído, equacionou-se a criação de uma área de repouso, nas proximidades da fábrica e que serviria igualmente de acesso.

Sobre o nó do IP3, Álvaro Coimbra disse ao governante que a IP tem adiado consecutivamente uma intervenção para estabilização da ribeira de Acelga, tendo as fortes chuvas das últimas semanas agravado a situação do talude junto aos pilares.

Na visita à EN2 e cemitério da Carvoeira, o autarca revelou que o estudo técnico realizado no fim-de-semana, aponta para um deterioração da plataforma da estrada, com várias fissuras e da estrutura do cemitério, o que levou ao encerramento de dois talhões.

Como medidas mitigadoras, a autarquia avançou para a drenagem de águas, corte de árvores no perímetro e contenção de parte do paredão do cemitério.

Álvaro Coimbra relembrou que aquele troço da EN2 é da responsabilidade da IP.

O presidente da Câmara Municipal referiu ainda a Rui Rocha, a situação na ER110 (estrada regional), encerrada há duas semanas devido ao deslizamento de um talude, fazendo-lhe notar a urgência de uma intervenção para que seja reposta a circulação entre Penacova e a cidade de Coimbra.

Recorde-se que a acompanhar a visita estiveram a vice-presidente Magda Rodrigues, os vereadores Vítor Cordeiro e Carlos Sousa, o presidente da Junta de Freguesia de Penacova, Alcino Francisco, o comandante dos Bombeiros Voluntários, Vasco Viseu e o coordenador municipal da Protecção Civil, Assis Marques.