PENACOVA: Turismo sustentável é a grande aposta

O presidente da Câmara Municipal fez um balanço do mandato e deu a conhecer as aspirações | O Secretário de Estado do Turismo elogiou também a aposta do Município no Turismo

No dia em que Penacova assinalou o Feriado Municipal – que celebra o nascimento de António José de Almeida, figura maior co concelho (ver caixa) – os penacovenses ouviram palavras de preocupação, de alerta, mas, sobretudo, de esperança, até porque era “o dia de celebrar Penacova”.

Foi o que aconteceu no decorrer da sessão solene, presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, desde logo, com o presidente da Assembleia Municipal (e anterior presidente da Câmara) a apontar três projectos que “urge concretizar”, referindo-se à área urbana do Lorvão; à requalificação da casa de António José de Almeida; e à taxa de cobertura da rede de saneamento básico. «É um esforço hercúleo que vai que ter que ser feito», admitiu Humberto Oliveira.

Na mesma linha, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) referindo-se aos parques industriais, às águas e saneamento, lamentou o facto de o Município de Penacova ser (…) «de segunda ordem» no que diz respeito ao urbanismo, e por isso (…) «não tem verbas disponíveis ou suficientes para a regeneração urbana. Algo que é um absurdo», disse Emílio Torrão, acrescentando que o caso já foi reclamado junto do actual ministro da Coesão.

O presidente da CIM-RC, elogiou o Executivo Municipal pela aposta no Turismo e na melhoria da rede viária, dando como exemplos o Parque de Autocaravanas (ASA) e a estrada do Ameal, na freguesia de Carvalho. «Uma rede viária eficiente e segura é essencial para o desenvolvimento e bem-estar de todos», observou.

Emílio Torrão, que também é presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, aproveitou a presença do Governante para sublinhar que (…) «os Municípios necessitam de ferramentas e recursos para manter a rede viária e para garantir as condições de segurança. São milhares de quilómetros sob a responsabilidade dos Municípios que carecem da criação de uma ferramenta financeira eficaz para dar resposta».

O anfitrião, Álvaro Coimbra. começou por recordar todos os “penacovenses” que desde os primórdios chegou aos dias de hoje (…) «graças ao esforço, ao génio, ao empenho, dedicação e amor à terra de muitos homens e mulheres», dando como exemplo todos os homenageados (ver caixa).

Este foi também o momento para o presidente da Câmara de Penacova fazer um balanço da sua governação e, ao mesmo tempo, de projectar o futuro, começando por destacar os três momentos que foram o ponto alto das comemorações do Dia do Município: no Património, a inauguração do Centro Interpretativo do Palito (Lorvão); no Turismo, com a inauguração/abertura oficial do Parque de Autocaravanas da Camping-Car Park (empresa francesa, detentora mais de 600 áreas de serviço, a de Penacova é a segunda).

Ainda em relação ao Turismo, Álvaro Coimbra admitiu a “forte aposta” do Executivo e, por isso (…) «não temos dúvidas de que é um sector que vai continuar a crescer e a atrair cada vez mais visitantes», dando nota de que no Verão de 2023, as dormidas cresceram mais de 50%. «Com o Turismo ganhamos todos: os alojamentos, a hotelaria, o comércio, os serviços, os transportes, as empresas de animação, a restauração, contribuindo para fortalecer a economia local». «O turismo de natureza, de bem-estar, a gastronomia e o património, são as nossas apostas claras».

Nesse sentido o autarca garantiu que o Município está a (…) «preparar-se para o que aí vem», desde logo pela unidade hoteleira “Vila Galé” (…) «que vai surgir no local mais emblemático de Penacova», mas também na valorização do património cultural: Livraria do Mondego, cujo processo de classificação enquanto Monumento Natural (…) «está em fase muito avançada», destacando ainda as parcerias com a CIM-região de Coimbra, em projectos como os Penedos da Carvoeira, mas também a candidatura os trabalhos preparatórios para a criação de uma terceira praia fluvial com Bandeira Azul (…) «o paradisíaco Cornicovo» em S. Pedro de Alva, bem como a reactivação do complexo turístico dos Moinhos de Vento da Atalhada, recentemente concessionada.

Álvaro Coimbra destacou ainda o “trabalho de parceria” com os municípios de Mortágua e Mealhada (…) «no desenho de uma nova marca» “Mondego-Bussaco” (…) «que junta o melhor dos três Municípios», turismo de natureza, património e gastronomia e vinhos.

Em relação às Acessibilidades, o presidente da Câmara destacou a terceira e última inauguração do Dia do Município: requalificação da estrada do Ameal, que liga os Penacova a Mortágua (pela Serra do Carvalho), que era uma das mais degradadas da rede viária municipal (…) «mas também porque quisemos dar um sinal aos habitantes da freguesia, que não os esquecemos. Que admiramos a sua fidelidade e amor à terra, e por isso estamos juntos nesta caminhada que um dia chamados de “unir as pontas”».

Álvaro Coimbra anunciou que o Município de Penacova vai recorrer à Banca para (…) «avançar nos próximos meses com a requalificação da estrada Miro / Vale Maior, e com a reabilitação da ligação entre S. Mamede / Paradela, destacando ainda outros investimentos (…) «para os próximos meses». O lançamento da obra de saneamento na freguesia de Figueira de Lorvão (aproximadamente 1 milhão de euros); o início da requalificação do Centro de Saúde de Penacova (através do PRR) e, posteriormente, intervenções nas Extensões/Pólos de Saúde de Lorvão, São Pedro de Alva e Figueira de Lorvão (…) «num investimento total superior a um milhão e meio de euros».

Na Habitação, o presidente da Câmara apontou a conversão de antigas escolas primárias em (…) «apartamentos de rendas a custos acessíveis e/ou alojamento temporário». Na Educação está prevista a reabilitação da Escola/Sede do Agrupamento – Escola Secundária – (…) «obra que o Estado se comprometeu a financiar na totalidade, via PRR, e que aguardamos», revelando que a mesma já foi objecto de dois processos de candidatura (…) «e ainda não se conhece o seu desfecho», lamentou.

Aprovados os Planos de Pormenor para a ampliação da Área Empresarial da Alagoa (junto ao IP 3) e para uma futura área junto ao IC 6

No horizonte estão previstos dois projectos: a requalificação do acesso principal a Penacova (a partir do Largo D. Amélia), e a conversão do antigo edifício da Escola Primária de Figueira de Lorvão, em Centro de Negócios.

Destacando ainda a atracção de investimento e a criação de emprego como prioridades, Álvaro Coimbra revelou que foram aprovados os Planos de Pormenor para a ampliação da Área Empresarial da Alagoa (junto ao IP 3) e para uma futura área junto ao IC 6. «Tenho a perfeita noção que são processos morosos e que daqui até à sua instalação vai uma grande distância». «mas este é um caminho ao qual não podemos fugir e que depende não só do Município, mas de um vasto conjunto de entidades», concluiu.

A terminar a sessão, o Secretário de Estado do Turismo elogiou também a aposta do Município no Turismo. Numa primeira nota fez saber que actualmente, o sector cresceu mais 11% do que os 25 mil milhões arrecadados no ano passado e, a manter-se a tendência crescente, em 2030 (…) «o turismo representará 20% do PIB nacional».

Pedro Machado não tem dúvidas que o desafio que se coloca (…) «é saber transformar essas receitas em vantagens competitivas para estes territórios do interior», pelo que o objectivo passa por acabar com o mito de que estas regiões, mais despovoadas, (…) «sejam condenadas». Pelo contrario, é necessário (…) «mostrar que estas estão agora na linha da frente em várias áreas turísticas como enoturismo, ecoturismo, turismo de natureza, já que actualmente, 32% dos turistas procuram esse tipo de turismo», concluiu.