PENACOVA: Verão auspicioso na estreia da “camping-car park” de Vila Nova

Perto de quatro centenas de autocaravanas pernoitaram na área de serviço (ASA) de Vila Nova, desde a sua abertura em meados de Julho, no antigo parque de campismo municipal que foi concessionado à “Camping-Car Park”, empresa francesa que detém mais de seiscentas áreas em toda a europa.

A “ASA” está situada junto à margem do rio Mondego, a poucas centenas de metros da formação rochosa da Livraria do Mondego, e no entender do presidente da Câmara Municipal de Penacova (…) «o primeiro balanço é, sem dúvida, positivo». «Temos que perceber que a ASA começou a funcionar a meio do Verão e ainda não chegou ao conhecimento de todos os autocaravanistas que, para usufruírem do equipamento, têm que ter um cartão de acesso», esclarece o autarca.

«Trata-se de um sector em grande crescimento na europa e em Portugal. Os primeiros dados da “ASA” indicam que 80% dos visitantes têm origem em países europeus, com a França em grande destaque (48%). O próximo desafio é fazer com que os visitantes pernoitem mais tempo, fiquem mais do que as 1,5 noites de média e partam à descoberta do nosso território. Bem sei que este é um tipo de turismo nómada, mas julgo que temos potencial para cativar cada vez mais os que nos visitam», explicou Álvaro Coimbra.

A empresa municipal Penaparque, que gere vários equipamentos turísticos no município, não tem dúvidas que este é um projecto vencedor. «A “Camping-Car Park” é o maior operador europeu neste sector e com a sua experiência vamos continuar a melhor a “ASA” de Vila Nova. A próxima fase passa por reabilitar os edifícios existentes, melhorando a oferta de serviços aos visitantes», fez saber Mauro Carpinteiro, coordenador da Penaparque.

Recorde-se que pela “ASA” de Vila Nova pernoitaram já visitantes de treze países: França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Espanha, Irlanda, Reino Unido, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Itália, Chéquia e Israel, cuja área de serviço – localizada junto à rota turística da EN2 – tem capacidade para trinta e três autocaravanas e oferece todos os serviços essenciais (água, electricidade, recolha de resíduos, “wi-fi” e videovigilância).