PENACOVA: Vimieiro e Reconquinho já têm bandeiras hasteadas

Momento do hastear das bandeiras na praia fluvial do Vimieiro / Já com as bandeiras hasteadas no Reconquinho

O Município de Penacova viu no último sábado, dia 22, serem-lhe uma vez mais reconhecida a qualidade da água, entre outros atributos (ver caixa), às praias fluviais do Vimieiro e Reconquinho.

Foi com a presença de Nelson Silva da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) que os autarcas de freguesia e do Município hastearam as bandeiras nas duas praias fluviais – com galardões – do concelho.

Na cerimónia no Vimieiro, participaram também os nadadores-salvadores e elementos da Associação de Melhoramentos de Hombres (aldeia de vizinha da praia). Na ocasião, o presidente da União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, destacou o contributo de todos os autarcas de freguesia para que a praia fluvial atingisse este patamar (…) «todos eles desenvolveram um trabalho que hoje se vê», dando como exemplo o empenho de António Lopes Correia (recentemente falecido).

Vítor Cordeiro reconheceu também o papel dos proprietários que investiram no Alojamento Local (AL) – três imóveis – que permite a pernoita de quem quer usufruir das belezas paisagísticas do local e da gastronomia disponibilizada pelo Restaurante Vimieiro. «É por isso que o Vimieiro é o que é», vincou.

Considerada em 2023 como melhor Praia Fluvial em Portugal – numa escolha do público – pela sua excelência, acessibilidades, qualidade da água, pelos equipamentos, tendo em conta todos estes quesitos o presidente da Câmara Municipal de Penacova não tem dúvidas em considerá-la como “praia completíssima”. «Por isso não é difícil falar do Vimieiro», assegurou.

Álvaro Coimbra confessou que, aquando da reunião dos 19 presidentes de Câmara da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (…) «todos ficaram apaixonados por este pequeno paraíso que aqui temos. Foi amor à primeira vista»:

Ainda assim o edil alertou que (…) «todos temos a responsabilidade de a preservar». Reafirmando que a praia fluvial é segura, o autarca lembra que para isso o trabalho tem que ser contínuo (…) «não termina com o içar da bandeira», tendo que ser feito ao longo do ano (…) «para preservar esta joia».

Cornicovo pode receber Bandeira Azul em 2025

Aproveitando o momento, Álvaro Coimbra deixou como garantia que a vontade do Executivo que líder é (…) «continuar a ter bandeiras azuis» dada a sua importância para o Turismo e para a afirmação de Penacova enquanto destino de Turismo de Natureza. «A nossa vontade é muito grande», sublinhou, ao mesmo tempo que revelou estar a ser preparada uma nova Bandeira Azul. Trata-se da praia fluvial do Cornicovo (…) «um local pitoresco, rústico e que queremos preservar tal qual como é», para não ser igual ao Vimieiro.

Recorde-se que em 2023, por ocasião do içar das bandeiras, o autarca já havia anunciado a praia fluvial – também ela no território da União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, mas, esclareceu agora, por se tratar de um processo que implica a análise da água (durante dois anos consecutivos), que implica reunir um conjunto de condições para que a praia possa erguer esse galardão (…) «tudo leva a crer que no próximo ano (2025) teremos uma nova praia com Bandeira Azul no nosso concelho».

«É nesta diversidade que a oferta turística se complementa», sublinhou.

De “praia dos tesos” a “Postal Ilustrado” de Penacova

O presidente da Junta de Freguesia de Penacova, fazendo uma viagem no tempo, recordou que o Reconquinho começou por ser conhecido por “praia dos tesos” e agora (…) «é uma praia conhecida a nível nacional e internacionalmente, e de que todos os penacovenses se orgulham».

Agradecendo o trabalho que o Município (extensivo a todos os colaboradores da Câmara) deu ao “projecto” do espaço do Reconquinho (…) «pelas melhorias realizadas ano após ano», Alcino Francisco garantiu aos presentes que assistiram ao hastear das bandeiras que a Junta de Freguesia quer que a praia fluvial continue a ser (…) «o cartão de visita da vila, da freguesia e do concelho de Penacova».

Ao mesmo tempo que reafirmou a importância das bandeiras para a promoção turística do concelho, Álvaro Coimbra recordou que o Reconquinho já é praia há mais de 50 anos, e por isso, graças às muitas intervenções ao longo dos tempos – inicialmente pela Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova, com uma piscina para os mais novos, a ponte pedonal, o parque de campismo – mas é desde essa altura uma praia muito frequentada.

«Hoje é uma praia completíssima, com uma oferta variada» desde os desportos náuticos, passeios na “Barca Serrana”, restauração, também o Km 0 para o início dos trilhos e do BTT. «É um destino de excelência» que já foi mencionada num artigo da revista da “National Geographic”.

Por tudo isso, o presidente da Câmara sublinha (…) «que tudo o que podemos fazer é continuar a preservá-la para manter este enquadramento e este contexto de Turismo de Natureza», para além dos motivos pitorescos, desde logo, a ponte pedonal (mantida por uns quantos colaboradores da Câmara), mas que o autarca quer modernizar, revelando estar já a ser efectuado o enquadramento no próximo Quadro Cumunitário – PT 2030. «Temos alguns passos já dados para que uma travessia prdonal e ciclável, bem enquadrada, bem construída arquitectonicamente possa servir a praia fluvial e unir as duas margens, praticamente todo o ano».

Até lá (…) «só temos que estimar o Reconquinho e espalhar a sua beleza o mais possível», pediu.

As bandeiras

Na Praia Fluvial do Vimieiro, voltaram a ser hasteadas a Bandeira Azul, Praia Acessível, Qualidade de Ouro, Praia Fluvial Aldeia do Xisto e Insígnia ColorAdd.
Pelo 11.º ano consecutivo, a Bandeira Azul voltou a subir na Praia Fluvial do Reconquinho, e a esta, associaram-se-lhe as bandeiras de Praia Acessível, Qualidade de Ouro e Insígnia ColorAdd.

Rota do Pão

À margem da cerimónia do içar das bandeiras na praia fluvial do Vimieiro, Vítor Cordeiro anunciou que para breve será inaugurada a “Rota do Pão”.
De acordo com o autarca, trata-se de mais um projecto que a União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego está a levar a efeito – encontra-se em fase de conclusão – e vai complementar (…) «todo este desenvolvimento» da praia fluvial.
Vítor Cordeiro explicou que a “Rota do Pão” é um percurso pedonal com 17,4 quilómetros, que passa por diversos terrenos de cultivo e por algumas azenhas (locais onde se moía os cereais) e termina num “forno comunitário” que permitirá experienciar a cozedura do pão e a sua degustação.