
Como A COMARCA noticiou, no âmbito das cerimónias comemorativas do 86.º aniversário da fundação da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Pessegueiro, procedeu-se à inauguração do novo empreendimento turístico, denominado por “Casa do Correio”.
Na cerimónia, o presidente da direção da Liga de Melhoramentos, Jorge Moreira, referiu que o espaço a inaugurar, foi totalmente remodelado a expensas da coletividade, pois ainda se encontrava no estado para que havia sido edificado, de acordo com o projeto original destinado à construção da Estação do Correio, com o propósito de servir de residência do respetivo chefe da estação. Salientou ainda, que era com enorme e dupla satisfação – tanto pessoal, como pelo cargo que desempenha – que via no meio de todos os presentes, o único elemento, ainda vivo da direção da Liga que, no início dos anos setenta, mandou construir o edifício destinado à Estação dos Correios de Pessegueiro.
Jorge Moreira não deixou de recordar também quantos sacrifícios foram feitos ao tempo para o efeito, nomeadamente pelo segundo vogal do então executivo, ali presente, pois que foi um acérrimo defensor da sua construção deslocando-se, várias vezes, a Pessegueiro, com eventuais construtores interessados na obra e andando, de porta em porta, junto de todos os associados, conterrâneos e amigos em busca de donativos para que o melhoramento se tornasse uma realidade. Por tal, referiu ainda que, para este associado, apesar das inúmeras obras que se têm vindo a realizar em Pessegueiro, esta é a primordial e a “menina dos seus olhos”, dadas as dificuldades ao tempo e dado que foi o primeiro rendimento predial para a nossa Liga de Melhoramentos. Apesar dos seus 92 anos, assim que recebeu o convite para esta efeméride, disse logo que queria estar presente, o que é bem demonstrativo do significado que esta obra teve e continua a ter para este dedicado consócio.
Assim, o presidente da direção, solicitou permissão ao presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, para que o ato do descerramento da placa alusiva à inauguração tivesse a colaboração do sócio desta Liga de Melhoramentos e seu pai, Júlio Antunes Moreira, o que foi merecedor de uma especial ovação, pelo que ambos procederam à cerimónia em causa.
Seguidamente, todos os presentes tiveram oportunidade de visitar as modernizadas instalações e de usufruírem de um coffee-break, após o que se deslocaram para a igreja matriz de forma a participarem na missa de sufrágio pelos sócios e seus familiares já falecidos e por intenção daqueles que nos vão dando a alegria de com eles podermos conviver.