Como é do conhecimento geral, no início de todas as épocas balneares, a “QUERCUS” atribui a classificação de “Praias com Qualidade de Ouro” às zonas balneares do país, cuja qualidade das águas, após as respectivas e sucessivas análises, obtém excelentes resultados, em termos de qualidade.
Esta apreciação, permite-nos confirmar a boa qualidade de água das praias às quais é atribuído este tipo de galardão, uma vez que tal só é concedido àquelas que nos últimos cinco anos, após continuadas análises, obtiveram, como qualidade, a classificação de “muito bom” e nos últimos dois anos, a classificação de “excelente”. De referir que esta avaliação, foi efectuada de acordo com a nova diretiva das águas balneares que, para tal, também, utiliza critérios de informação e educação ambiental, assim como de segurança e conforto dos utentes.
Assim, pelo segundo ano consecutivo, a Praia Fluvial de Pessegueiro, foi, justamente, premiada pela “QUERCUS” com o galardão máximo, passando a usufruir da bandeira de “Praia de Ouro 2013”.
Ao longo dos anos, a Praia Fluvial de Pessegueiro tem consolidado a sua qualidade ambiental e apresenta excelentes condições para a prática balnear, pelo que a classificação, agora renovada, em muito contribui para a divulgação da freguesia de Pessegueiro, em particular e do concelho de Pampilhosa da Serra, em geral. Neste contexto, as entidades locais, responsáveis por esta infra-estrutura, sentem-se bastante motivadas para dar continuidade a uma gradual modernização do Parque Fluvial de Pessegueiro, de forma a tornar este espaço de lazer cada vez mais apetecível a quem dele pretenda usufruir.