PINHEIRO DE COJA: “Ganhou-se mais feira”

IMG_5082_A falta de prémios monetários fez com que a feira de gado ficasse aquém das espectativas. Quem saiu a ganhar foi o patrono S. Tiago, que viu a “sua” feira comercial crescer. “Ganhou-se mais feira” dizia quem por lá andou.

No que toca à vertente bovina, a feira de gado de Pinheiro de Coja foi uma sombra daquilo que era habitual nas edições anteriores – apenas estiveram presentes cinco juntas de bois. Por outro lado, o certame cresceu no que toca ao gado caprino e ovino.

A justificar o que se passou, o presidente da União de Freguesias de Pinheiro de Coja e Meda de Mouros aponta o facto de nesta edição não terem existido prémios monetários para os criadores (…) «talvez isso contribuísse para que muitos não viessem», disse à A COMARCA, ressalvando também que (…) «os criadores de gado são cada vez menos».

João Moura salienta que a decisão da não atribuição de prémios – foram apenas entregues medalhas de participação – se prende com a gestão de Tesouraria da União de Freguesias (…) «as finanças estão baixas e nós temos que economizar», acrescentando que (…) «para se fazerem obras não podemos andar a distribuir dinheiro de qualquer maneira. Temos que pensar bem antes de o gastar», vinca.

Mas será que a decisão poderá colocar em risco a continuação do certame? «Não, de todo», garantiu. «Este ano foi assim, mas para o ano poderá ser de outra maneira. Para melhor, espero. Se pudermos continuar, claro que continuaremos», afiançou, ao mesmo tempo que chamava à atenção o facto de (…) «por outro lado temos uma Feira de S. Tiago maior, com mais feirantes e mais gente a comprar».

Sem se querer tomar uma decisão imediata, João Moura garantiu, contudo, que (…) «uma coisa é certa, nós – Junta – temos que nos voltar para uma vertente que nos dê menos despesa», concluiu.

Com vídeo em: https://youtu.be/ffkqeZ0ePj4