A tradicional Feira de S. Tiago tem lugar no próximo domingo, dia 30, no Parque do Santo Cristo, em Pinheiro de Coja.
Realizada desde tempos imemoriais, cujo foco ancestral era a mostra de gado bovino e ovino/caprino, era também, recorde-se, uma oportunidade de negócio, numa época em que a utilização de alfaias agrícolas ainda não era massiva.
Longe vão esses tempos, mas, na boa tradição beirã, a União das Freguesias de Pinheiro de Coja e Meda de Mouros, em conjunto com o Grupo Cultural Verde Pinho, insistem em manter viva a tradição.
E se agora já não há o “concurso” de gado, os criadores continuam a ter na Feira de S. Tiago palco para mostrarem os seus animais – e ainda fazerem algum negócio – com a organização a proceder à entrega de lembranças aos participantes e criadores.
Recorde-se que o certame conta também com uma zona para feirantes de diversos produtos – onde não falta a tradicional tasquinha – e de há uns anos a esta parte, são muitos os fregueses que a frequentam, para além de ser um espaço de convívio e reencontros.
A entrega das lembranças está marcada para as 11H30, seguindo-se um almoço aberto a todos os participantes. Pelas 16 horas, entra em palco o Grupo Cultural “Verde Pinho”, que proporcionará aos presentes uma excelente tarde de folclore.
A iniciativa conta com o apoio do Município de Tábua.