A Aldeia Histórica do Piódão, em Arganil, vai beneficiar de rede de fibra óptica de última geração e de Wi-Fi gratuito nas ruas, em virtude do protocolo de colaboração celebrado entre Associação das Aldeias Históricas de Portugal e a Altice Portugal, no passado dia 5 de Julho, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.
Este investimento tecnológico vai dotar a aldeia do Piódão de uma cobertura de fibra ótica de última geração superior a 95 por cento, o que se traduz numa cobertura idêntica ou até superior à da área metropolitana de Lisboa, Porto ou Braga, conforme anunciou a operadora. Residentes, empresas e turistas vão poder navegar na Internet, via Wi-Fi gratuito, com velocidade até 200 Mbps.
Para Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, trata-se de “um projecto de grande importância para visitantes e residentes, que vem impulsionar o desenvolvimento e a inovação do Piódão, uma das maiores atracções do concelho e da região”. Propõe-se, salienta, a “reduzir as assimetrias regionais, a democratizar o acesso às tecnologias e a dinamizar a actividade económica do território, permitindo abrir ainda mais o Piódão ao mundo”.
A cerimónia da formalização da parceria e a apresentação do projecto contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Arganil, Luís Almeida, do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, do presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, assim como dos representantes dos restantes municípios integrados da Rede das Aldeias Históricas.
Prevê-se que o projecto, superior a um milhão de euros e integrada no projecto AHP SmartLands, apoiado pelo Programa Valorizar com 650 mil euros, esteja implementado até Setembro deste ano, dotando com fibra óptica cerca de seis mil casas das 12 Aldeias Históricas, distribuídas por 10 municípios no interior Centro de Portugal.