POLÍTICA | ARGANIL: Manifesto de apoio à Candidatura do Dr. Pedro Santana Lopes à Liderança do PPD-PSD

«Na atualidade existe uma enorme dificuldade em encontrar Homens, ou Mulheres, capazes de saírem da sua zona de conforto, abdicando da sua estabilidade pessoal e profissional, para assumirem a defesa de uma causa.

Um desses raros exemplos é o Dr. Pedro Santana Lopes, que, com coragem e determinação, colocou de lado os seus legítimos interesses para, em defesa dos ideais de Francisco Sá Carneiro, do qual foi assessor jurídico, decidir avançar para uma candidatura à liderança do PPD-PSD.

Mas este exemplo de dedicação ao Partido não é o único no seu percurso político, outros houve com foi o caso da assunção do cargo de Primeiro-ministro no XVI Governo Constitucional em 2004, nas condições que todos nós sabemos.

Ou, quando decidiu candidatar-se em 1997 à Camara Municipal da Figueira da Foz, dando o exemplo, ao defender que os Políticos de projeção nacional não podem ter medo de ir a eleições locais.

Sem esquecer a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa que veio a ganhar em 2002, contra um amplo movimento de esquerda, e contra todas as expetativas, graças à sua coragem e determinação.

No entanto, se estes argumentos de entrega ao PPD-PSD fossem insuficientes, é preciso recordar toda a experiência acumulada resultante dos vários cargos governativos que desempenhou, assim como os cargos ao nível do Poder Local, sem esquecer a sua mais recente experiência, desde 2011, à frente da mais importante Instituição Nacional da esfera da Economia Social, neste caso a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Pensamos pois, que o Dr. Pedro Santana Lopes reúne as condições para liderar o PPD-PSD porque:

  1. Tem a coragem e a determinação para unir e liderar este partido;
  2. Tem a audácia e o conhecimento para contruir uma alternativa credível e sustentável ao modelo de esquerda que hoje domina a nossa sociedade e que irá trazer sérias consequências no futuro, à semelhança do que já sucedeu no passado recente;
  3. Respeita a memória e a herança dos seus antecessores, nomeadamente o esforço feito pelo Dr. Pedro Passos Coelho para retirar o País da bancarrota;
  4. Não tem receio de enfrentar os problemas, e é um lutador que não foge às batalhas políticas, mesmo que estas se lhe afigurem desfavoráveis;
  5. É também conhecedor da realidade do interior do País, com fortes ligações familiares a Pombeiro da Beira e por inerência ao Concelho de Arganil e à Beira Serra;
  6. Tem a sensibilidade para perceber os dramas que a nossa Beira Serra vive, especialmente depois da recente tragédia provocada pelos incêndios de 14,15 e 16 de Outubro último.

O PPD-PSD tem hoje necessidade de se reafirmar, novamente, como uma força reformadora, capaz de mobilizar e chamar todos os setores da Sociedade Civil, promovendo um modelo de desenvolvimento económico-social assente na Social-democracia e virado para o futuro.

Num mundo cada vez mais complexo e desregulado, é preciso recentrar a Sociedade na defesa de valores e princípios

E

O Dr. Pedro Santana Lopes, neste contexto, incorpora os ideais do PPD-PSD, sem os quais não é possível existir uma Sociedade mais justa, mais equilibrada e mais desenvolvida.

O Dr. Pedro Santana Lopes, desde sempre, assumiu com clareza e firmeza esses valores, mantendo dessa forma os princípios que estão na génese do PPD-PSD, ao mesmo tempo que não esconde as suas convicções nas mais diversas áreas da sua vida.

É pois, com plena convicção que também nós, por meio deste documento, manifestamos o nosso apoio à candidatura do Dr. Pedro Santana Lopes, convidando as várias concelhias do PPD-PSD da Beira Serra, designadamente a de Arganil, bem como a Distrital de Coimbra para, de forma inequívoca, mobilizarem o seu apoio a este candidato».

Grupo de Simpatizantes e militantes do PPD-PSD