POMBEIRO DA BEIRA (Arganil): Feira de Maio no próximo fim-de-semana

O presidente da Junta de Freguesia deixa o convite às pessoas para virem a Pombeiro da Beira e participarem na Feira de Maio

Nos próximos sábado e domingo, 13 e 14 de Maio, vai realizar-se em Pombeiro da Beira a tradicional Feira de Maio e que é também a grande Festa da Freguesia.

Organizada pela Junta de Freguesia, a Feira de Maio/Festa da Freguesia, além da animação de rua e musical, conta ainda no seu programa (em caixa) com a mostra de ofícios, costumes e actividades, concurso de galos de campo e exóticos, exposição de bovinos, encontro equestre e culmina com o Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos”.

E com tudo isto, a Feira de Maio acaba por ser também o grande ponto e encontro e de convívio entre todos os pombeirenses e amigos que, com certeza e mais uma vez, não vão deixar de vir no próximo fim-de-semana a Pombeiro da Beira, onde serão sempre muito bem recebidos. É essa a grande novidade “bem receber”, como disse o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Pedroso, mas também “porque este ano temos mais feirantes inscritos, o que é bom e o quer dizer que, no ano passado, passámos a mensagem de que este evento não é só para manter, mas que queremos seja cada vez melhor” e que, como recordou, terá começado por volta da década de setenta, no segundo sábado de Maio, pelo saudoso Augusto Ferrão como uma pequena feira de bois e depois, nos anos noventa e como havia a uma festa da freguesia, juntaram-se os dois eventos no mesmo fim-de-semana.

“Vão ser dois dias de convívio e de festa, em que as pessoas irão ter oportunidade de, no sábado, participar também no grande almoço da freguesia, “o almoço da freguesia de Pombeiro da Beira” para o qual “a Junta convida também pessoas e entidades que, ao longo do anos, contribuem para o desenvolvimento de Pombeiro da Beira” e onde não faltam os famosos torresmos à moda de Santa Quitéria”, como referiu Vítor Pedroso, mas também e nos dois dias de Feira, outras especialidades irão estar à disposição das pessoas, o mel, o queijo, enchidos, artesanato e, como grande novidade, o vinho da nova vinha de Aldeia Nova, de Ana Paula Lopes, “uma pombeirense ligada a área dos vinhos e que está a apostar na sua produção, com qualidade, na sua e nossa freguesia”.

E apesar de ser uma Feira à dimensão da Freguesia, desde há muito que ultrapassou as suas fronteiras, com a participação na mostra de ofícios, costumes e actividades de artesãos que vêm do concelho, de expositores, de entidades, também pela vinda de Grupos Folclóricos de outros concelhos que, no domingo, vêm participar no tradicional Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos” e que está de volta, depois do ano passado e após a pandemia se ter ficado apenas por uma Mostra de Folclore.

Mas além da Feira de Maio/Festa da Freguesia, Pombeio da Beira é uma freguesia que, apesar das dificuldades, quer continuar a honrar os seus pergaminhos, todo um passado que não volta, mas que tem de ser honrado e jamais pode ser esquecido. E para isso trabalha no dia-a-dia o presidente da Junta de Freguesia e a equipa que lidera, para dar resposta às ainda muitas necessidades e problemas que afectam a freguesia. E para isso também “estou a tempo inteiro, foi precisamente por ter disponibilidade que me candidatei, é preciso ter muita disponibilidade, há muito trabalho para fazer e eu gosto de me dedicar às coisas”, reconhece Vítor Pedroso.

“Eu não prometo nada, o meu compromisso é com os pombeirenses e, passado mais de ano e meio depois de ser eleito, acho que tenho cumprido”, disse o presidente da Junta de Freguesia, acrescentando ainda “não com a rapidez que desejava, mas dentro das possibilidades, prioridades e disponibilidades da Junta, contando sempre com o inexcedível apoio do Município.

Arruamentos, estradões florestais, bocas de incêndio em todas as aldeias da freguesia, acessos acessíveis, saneamento básico na maior parte da freguesia são, de entre outras, as prioridades apontadas (mas que não estão esquecidas) por Vítor Pedroso, dando ainda a conhecer que, desde 15 de Abril, “já estamos no terreno com a nossa carrinha SOS de prevenção de incêndios e já temos definidas as seis equipas de voluntários que vão estar ao serviço da Junta para alguma eventualidade”. E tudo isto a pensar nas pessoas, na sua segurança e bem-estar. E até criar condições para que se possam fixar, contrariando um pouco a realidade, mesmo o drama, que é a desertificação que afecta os nossos territórios.

E contrariando um pouco esta realidade e como deu a conhecer o presidente da Junta de Freguesia, “desde o início do ano tenho tido umas pequenas boas notícias, pelo facto de muita gente, estrangeiros mas também portugueses a residir nas grandes cidades e que estão a regressar à nossa freguesia. Alguns pela primeira vez, casais até jovens, com crianças, o que me deixa muito orgulhoso e feliz. E posso dizer também que da comunidade estrangeira que temos na freguesia, são 24 os alunos que frequentam as aulas de Português que conseguimos e que estão a ser ministradas no edifício da Junta. E desta comunidade só um casal é que ainda não tem cá residência”.

Mas Vítor Pedroso não deixa de reconhecer também que, para a fixação das pessoas, não deixam de ser necessários postos de trabalho que, apesar de haver alguns empresários, do Lar da Cáritas que “é uma mais valia”, não existem na freguesia. E isso “é um assunto que temos falado muito e articulado entre a Câmara e as Juntas de Freguesia. É uma luta que não depende apenas do nosso desejo, mas que tem de se traduzir em coisas concretas” que, como considera, “pode passar pela grande aposta do Município na Zona Industrial da Relvinha”.

Outro dos sonhos que o presidente da Junta de Freguesia quer ver concretizado, é a Zona de Lazer de Pombeiro da Beira, “é uma aposta minha” e que, do Pavilhão à Igreja, junto ao cemitério e de frente com o Lar da Cáritas, inclui parque para crianças, parque aquático, espaços de descanso que os idosos possam desfrutar e que se possa vir constituir como a grande e principal “sala de vistas” da freguesia. “Sou teimoso” e por isso não descansa até que este seu sonho venha a ser uma realidade.

Agora e porque a freguesia vai estar em festa, o autarca pombeirense deixa mais uma vez o convite às pessoas para participarem, “vão ser dois dias de convívio e de festa”, porque “todos serão muito bem-vindos a Pombeiro da Beira”.

Programa
Dia 13 – 9 horas, abertura da Feita tradicional e Mostra de Ofícios, Costumes e Actividades; 9-30, exposição de bovinos – encontro equestre: 11, concurso de galos de campos e galos exóticos; 11-30, visita à Feira e Mostra; 13, almoço da família pombeirense e seus amigos; 16, mostra de danças e cantares com a participação do Grupo de Concertinas “Sons da Serra”, Tuna de S. Martinho da Cortiça e Concertinas Sons de Vilarinho; e 22, animação musical.
Dia 14 – 10 horas, reabertura da Feira e Mostra de Ofícios, Costumes e Actividades; 12-30, almoço convívio; 15, sessão de boas-vindas e desfile dos Ranchos participantes no Festival de Folclore; e 15-30, Festival com a participação do Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos”, Rancho Folclórico da Casa da Cultura e Recreio de Vila Facaia, Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal e Rancho Infantil e Juvenil Lírios e Rosas de Várzea de Candosa.