
Na sexta-feira, 28 de Julho, foi com a inauguração do recinto da festa que se iniciou a festa em honra de Nossa Senhora da Piedade.
Uma obra da Comissão de Melhoramentos com o forte apoio da Junta de Freguesia, que permitiu requalificar o espaço e dar-lhe melhores condições para a realização da festa que, este ano e apesar de ficar ensombrada com a morte de Carlos Custódio, que “fez parte da Comissão, mas a família disse-nos não parem”, como disse sentidamente a presidente da direcção, Mónica Bandeira, não deixou de cumprir o seu programa, mesmo apesar de não ser com o brilho que era esperado, naturalmente.
“Esta festa vai ter um misto de emoções,” como foi dito durante a inauguração do recinto que, além os dirigentes da Comissão de Melhoramentos, do empreiteiro, José Pedroso “que nos ajudou na obra”, contou ainda com a presença do presidente da Junta de Freguesia, Vítor Pedroso, que não deixou de considerar que “todas as Comissões são o rosto de cada aldeia contribuindo para a união das populações, para o convívio, (…) e estou muito contente por ver que na nossa freguesa as Comissões começam a mexer e a prova está aqui, na Comissão de Melhoramentos do Casal do Frade”.
Foi “um compromisso que assumimos, qualquer Comissão pode contar com o apoio possível da Junta de Freguesia”, disse o seu presidente que não deixou de reconhecer e exaltar também “a união” dos dirigentes da Comissão de Melhoramentos do Casal Frade, tendo a sua presidente da direcção, a jovem Mónica Bandeira, deixado o agradecimento “pelo apoio que a Junta dá”, o seu “obrigado a todos”.
“Mais uma obra, a obra deste ano que é o nosso recinto da festa”, disse ainda Mónica Bandeira, sem deixar de recordar que “já foi construído há alguns anos e nunca tinha sido requalificado pelo que, este ano, optámos por dar prioridade a esta obra, aperfeiçoámos o chão, pintámos as paredes, colocamos as pedras no bar, tudo isto com o apoio, uma ajuda muito grande da Junta de Freguesia”.
E o recinto da festa está agora mais agradável, “mais apelativo para toda a gente conviver, para se divertir”, referiu o presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos, acrescentando ainda que “estamos muito satisfeitos, foi uma obra muito gratificante, todos os fins de semana vínhamos para aqui, de sorriso na cara, por ver mais e mais com cada um a pintar as grades, a pintar as paredes, sem falar nos enfeites e iluminação da festa, que também é feita por nós em colaboração com a comissão da capela”.
E depois desta obra “e de regularizar as contas, temos ainda o propósito de construir aqui umas casas de banho, um melhor acesso para todas as pessoas”, salientou Mónica Bandeira, sem esquecer que ,“na nossa sede, queremos arranjar também as janelas e as portas que já estão degradadas conjuntamente com a sala de reuniões. É um passo de cada vez”.
A Comissão de Melhoramentos do Casal do Frade tem à sua frente “uma equipa jovem, muto dinâmica, com muita união, a prova e o exemplo que só assim é que se conseguem grandes coisas”, como considerou Vítor Pedroso, e sem deixar de salientar também que as Comissões de Melhoramentos são parceiros privilegiados da Junta de Freguesia, deixou a certeza de que “podem sempre contar connosco”.
No momento de descerrar a fita simbólica e a placa que fica a assinalar a inauguração do recinto da festa, também António Branco não quis deixar de agradecer o apoio que a Junta de Freguesia dá “à rapaziada” e de recordar o que, ao longo dos tempos e além do recinto da capela, muito tem feito em benefício da aldeia do Casal do Frade.