POMBEIRO DA BEIRA (Arganil) IV Festival “Sopas e Gulodices da Aldeia”

No próximo domingo, dia 6 de Novembro, na zona envolvente ao Pavilhão Polidesportivo, vai realizar-se o IV Festival “Sopas e Gulodices da Aldeia”.

Este ano da responsabilidade da Associação Juvenil “Os Columbinos” e com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, o Festival, com início marcado para as 13 horas, está de volta, dois anos depois, e além dos “Columbinos”, conta com a participação da Comissão de Melhoramentos dos Couços, Eira Velha e Alcaria, Comissão de Melhoramentos do Casal de Frade, comissão de festas da Aveia, Comissão de Melhoramentos do Maladão, Associação de Melhoramentos do Salgueiral, Comissão de Melhoramentos de Vilarinho do Alva, comissão de festas da Chapinheira, comissão de festas da Nossa Senhora do Loureiro, comissão da capela de Santa Quitéria, Grupo Motard Rebenta a Bolha e APPACDM de Arganil.

Sopas para todos os gostos

E todos estes participantes no Festival vão trazer as suas “sopas e gulodices”, a tradição dos sabores e os saberes de antanho, ao mesmo tempo que não deixa de ser motivo de encontro e de convívio entre as gentes pombeirenses e todos aqueles que, com certeza, no domingo não deixarão de vir a Pombeiro da Beira comer e saborear as sopas a seu gosto – e para todos os gostos – não esquecendo que, como diziam (e dizem) os mais velhos, “a sopa é a tranca da barriga”. E também para se divertirem.

“O Festival das Sopas, agendado para Julho, como era tradição, teve de ser adiado pelo facto do falecimento de uma pessoa da freguesia”, como disse o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Pedroso, sendo posteriormente marcado para 6 de Novembro, acrescentando que “o Festival é rotativo, não é sempre no mesmo sítio, em cada ano é organizado por uma associação diferente e, este ano, é organizado pelos Columbinos. E esperamos que, como nas edições anteriores, volte a ser um êxito”.

Custeado pela Junta de Freguesia, haverá um kit que as pessoas terão de adquirir, ao preço de 5 euros, para puderem degustar todas as sopas, havendo ainda um bar permanente com bebidas, também da responsabilidade dos Columbinos, e o dinheiro angariado reverte a favor de cada uma das colectividades participantes no Festival.

“A Junta de Freguesia, dentro das possibilidades, está sempre pronta para ajudar as associações, porque desde o momento em que queremos dinamizar a freguesia, não podemos deixar de contar com a colaboração e a parceria de todas elas, mas também dos pombeirenses”, considera o seu presidente, deixando o convite para as pessoas virem a Pombeiro, “para um dia bem passado, de convívio, é o nosso objectivo e por isso e para isso, venham participar no Festival Sopas e Gulodices da Aldeia”.