População indignada pelo encerramento nocturno do Centro de Saúde

 

“Em virtude da reestruturação de serviços no sector da saúde, avisam-se todos os utentes e utilizadores desta Unidade de Saúde de que a partir de 1 de Dezembro de 2012, o Centro de Saúde de Góis vai entrar em vigor um novo horário de funcionamento”.

 

Já há muito era esperado o encerramento nocturno, mas a maneira como foi feito, quase de um momento para o outro, é que acabou por indignar a população, que no sábado passado veio para a porta do Centro de Saúde mostrar essa indignação, a revolta, porque como diziam, “as pessoas não escolhem quando ficam doentes”. E uma das maneiras que encontrou foi mesmo “adoecer” quase à hora marcada para o encerramento, 18 horas. “Merecíamos ser informados a deviam ter em atenção as pessoas idosas”

Perante esta situação, o pessoal que estava de serviço não tinha mãos a medir e o médico, sem ter quem o substituísse e que das 8 às 16-30 horas tinha atendido cinco doentes, a partir dessa hora viu inscritos mais de duas dezenas. Era a “doença” do protesto. Mas como nos disse, “alguém tem de dizer feche”, reconhecendo ainda que “uma vida não tem preço, mas a saúde tem custos”.

 J. M. CASTANHEIRA

Mais desenvolvimento na Edição em papel