O Núcleo de Investigação Criminal (NIC), do Destacamento Territorial da Lousã, levou a cabo na manhã de ontem, em Ervedal da Beira – Oliveira do Hospital, duas buscas domiciliárias que culminaram com a apreensão de diversas armas, munições e explosivos.
Na sequência das apreensões foi detido um indivíduo, português, de 52 anos, pelo crime de posse ilegal de armas, munições e explosivos.
A operação ocorreu na sequência de uma investigação pela posse ilegal de armas, munições e explosivos, que decorria há aproximadamente cinco meses, no Destacamento Territorial da GNR da Lousã. Como resultado da operação, foi apreendida uma espingarda caçadeira, calibre 9 mm, uma arma de fogo semiautomática, calibre 7,65 mm, um revólver, calibre 6,35 mm, uma navalha de abertura automática “Ponto e Mola”, uma carabina de calibre .22, uma espingarda de ar comprimido, calibre 4,5 mm, 17 cartuchos zagalote, de calibre 12, 250 munições, calibre .32, 102 munições, calibre .22, 9,91 metros de Cordão Lento, 1,20 metros de Cordão Detonante e 66 Detonadores Pirotécnicos n.º8.
A operação contou com o reforço de Equipas de Inativação de Engenhos Explosivos, com um Binómio de deteção de explosivos e Equipas de Intervenção do Comando Territorial de Coimbra.
O indivíduo foi ontem presente, no Tribunal de Oliveira do Hospital, para primeiro interrogatório judicial.