Ao todo são 22 as v do território da CIM-RC (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra) que vão hastear a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro”, galardão atribuído pela Associação Ambientalista Quercus.
De acordo com a Quercus, o galardão distingue, anualmente, (…) «a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas».
Daquelas vinte e duas praias, 9 são do “interior” e 13 são “costeiras”, e das primeiras apenas cinco estão localizadas nos concelhos de Arganil (Cascalheira e Piódão), Góis (Peneda) e Penacova (Reconquinho e Vimieiro). As restantes pertencem aos concelhos de Cantanhede (3) e de Coimbra (1).
Recorde-se que este número é mais reduzido do que a Bandeira Azul, que este ano distingue 31 praias da CIM-RC. Para esta época balnear, a Quercus atribuiu a distinção a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022.
A nível nacional, destas zonas balneares classificadas, 327 são costeiras, 56 são interiores e 10 de transição.
De salientar que todas as regiões apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98), seguida do Algarve (85) e da Região Norte (65).
A Quercus enviará aos municípios nacionais – que tenham uma ou mais praias galardoadas – as instruções para a produção da bandeira “Qualidade de Ouro 2023”, não devendo ser utilizadas versões anteriores
da bandeira.