De acordo com a lista hoje divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), as praias do Centro de Portugal ganharam este ano mais oito Bandeiras Azuis em relação a 2021.
Entre as 431 praias, marinas e embarcações de ecoturismo que vão poder exibir a Bandeira Azul nesta época balnear, há 97 da região Centro de Portugal: 62 praias costeiras (mais duas que em 2021), 31 interiores (mais quatro) e ainda quatro embarcações de ecoturismo (mais duas) e que se constitui como um sinal claro de que as águas balneares da região são, cada vez mais, uma referência de qualidade e de segurança.
Mais de um quinto das praias galardoadas no país estão no Centro de Portugal, destacando-se o predomínio claro da região no que diz respeito às praias interiores: de facto, mais de metade (31 em 49) das praias fluviais distinguidas com Bandeira Azul situam-se na maior região de turismo do país.
No que se refere às praias interiores, nomeadamente da nossa região, foram distinguidas com a Bandeira Azul as praias do Reconquinho e Vimieiro (Penacova); Bogueira e Senhora da Piedade (Lousã); Peneda e Alvares (Góis); Coja, Secarias e Piódão (Arganil); Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital); Ronqueira (Tábua); e Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Pampilhosa da Serra e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra).
Nas praias costeiras,, a Praia de Mira merece uma referência muito especial, uma vez que recebe a Bandeira Azul pelo 36..º ano consecutivo e é a única zona balnear do mundo a ser distinguida com este galardão desde a sua criação, em 1987.
Tábua recebe a primeira bandeira azul
A Praia Fluvial da Ronqueira foi galardoada pela primeira vez com a Bandeira Azul 2022, representando um símbolo da qualidade associada a esta estrutura turística localizada junto ao rio Alva, na freguesia de Mouronho.
Esta é a primeira distinção de uma praia fluvial em Tábua, facto pelo qual o Município se regozija, sendo a demonstração da aposta séria e consistente no sector do turismo, através da valorização dos recursos naturais que o concelho oferece e da sua transformação em produtos turísticos diferenciadores, que geram valor acrescentado para o território.
A Praia Fluvial da Ronqueira foi recentemente alvo de uma profunda requalificação, num investimento promovido pelo Município de Tábua em parceria com a Junta de Freguesia de Mouronho, com o apoio do Turismo de Portugal, dotando-a de um conjunto de equipamentos de apoio ao visitante e aos veraneantes, como seja o bar de apoio, instalações sanitárias, equipamentos de segurança, estacionamento, bem como uma plataforma fluvial que se constitui como seu elemento diferenciador e contribui significativamente para a atractividade do espaço.
De salientar que esta zona balnear é ainda classificada como “Praia Acessível” e inclusiva, na medida em que tem disponíveis cadeira anfíbia e uma plataforma elevatória para o acesso entre o nível da praia e do bar, sinalética em português, inglês e braille, não esquecendo uma área para estadia de cães guia, permitindo que pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir das belezas oferecidas pelo rio Alva.
Na proximidade a esta Praia, está ainda disponível um parque de merendas que dispõe de mesas e churrasqueira, sendo um excelente local de descanso de caminheiros, praticantes de BTT e viajantes.
O Município de Tábua, em colaboração com a Junta de Freguesia de Mouronho, está a desenvolver um vasto programa de animação e actividades que serão desenvolvidas na Praia Fluvial da Ronqueira durante o período da época balnear que decorrerá de 13 de Junho a 11 de Setembro, criando motivos adicionais para a fixação dos turistas neste território.
Para Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua, a Praia Fluvial da Ronqueira vem consolidar a estratégia turística recentemente lançada pelo Município, associada à imagem de Tábua: O Encanto das Beiras, assumindo-se como um mais um atractivo para que quem visita esta região possa Explorar, Desfrutar e Viver estes locais únicos e distintivos, agora reconhecidos com um importante selo de qualidade, como é o caso da Bandeira Azul.