Esta é uma situação que pode ter repercussões no relacionamento entre o Clube Automóvel do Centro (CAC) e a Câmara Municipal de Arganil, já que a prova marcada para o final de Setembro deste ano foi amplamente promovida.
Foi o caso do evento “Rodas Fest” – promovido pela Escola Profissional EPTOLIVA – realizado na cidade de Oliveira do Hospital e em que estiveram presentes entre outros pilotos, o ex-campeão do Mundo de Rally – Grupo N – Rui Madeira, para além de diversos agentes ligado ao mundo desportivo automóvel.
Num comunicado publicado na página do Facebook, no final da passada semana, a Direcção e a Comissão Desportiva do CAC esclarecem os motivos que levaram ao cancelamento da prova, que seria recorde-se, pontuável para o “Campeonato Start Centro de Ralis” e “Campeonato Start 2RM Centro de Ralis”, e que estava agendada – e marcada – para o fim-de-semana de 21 e 22 de Setembro.
De acordo com o CAC (…) «pelo facto de o Município de Arganil nos ter comunicado a indisponibilidade financeira de concretizar o apoio acordado, somos forçados a cancelar o RALLY DE ARGANIL – CAPITAL DO RALLY», pode ler-se.
O Clube Automóvel do Centro acrescenta ainda que (…) «apesar de sermos alheios a esta situação, que lamentamos profundamente, queremos apresentar as nossas desculpas a todos os eventuais envolvidos e interessados nesta prova», justifica o CAC.
Entretanto o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Arganil – e por quem passou todo o processo – desmente categoricamente as razões apresentadas pelo Clube Automóvel do Centro.
Em declarações à A COMARCA, Luís Almeida lamenta a forma como o cancelamento foi divulgado – atribuindo a totalidade da responsabilidade ao Município – (…) «é lamentável e nós não aceitamos e repudiamos completamente».
O vereador esclarece – para que não reste dúvida – que nunca existiu qualquer compromisso de apoio financeiro, pelo contrário, o que ficou firmado – necessidades logísticas (locais para secretariado, parqueamento de viaturas, gradeamentos, contentores, entre outras) – (…) «era o Município pagar as despesas relacionadas com Bombeiros, segurança», e o compromisso assumido (…) «andou sempre à volta disto», ou seja, entre os 6 – 8 mil euros.
Entretanto, revela Luís Almeida, o CAC (…) «pediu um valor adicional de 40 mil euros» o que passaria a representar (…) «um investimento por parte do Município, que rondaria os 50 mil euros, para um rally do campeonato regional». «Para nós é completamente incomportável… e nem os munícipes iam compreender como é que uma Câmara como a nossa ia, num fim-de-semana, “estourar” 50 mil euros».
Luís Almeida deixa claro que aquele montante – 50 mil euros –(…) «nunca foi falado, não está escrito em lado nenhum». Contrariando os argumentos por parte do Clube Automóvel do Centro, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Arganil assegura que, face à posição do CAC (…) «vimo-nos forçados a cancelar o apoio que tínhamos dado e acordado», cerca de 10 mil euros, (…) «mas nunca um investimento desta natureza». «Foi isto que se passou, e por isso repudiamos completamente a forma como a informação foi divulgada. Aliás, a posição do CAC é unilateral e, mais grave, atribuíram a responsabilidade total ao Município, o aque não é um facto», sublinha.
Entretanto, através de uma nota enviada à Comunicação Social (…) «o Município de Arganil lamenta a desilusão dos entusiastas do Rally. Contudo, em nome da transparência e da boa gestão da causa pública, não podemos aceitar atitudes que em nada reflectem a verdade dos factos e que, por isso, repudiamos de forma veemente».