RALLY DE ARGANIL – CAPITAL DO RALLY Clube Automóvel do Centro cancelou a prova

O ex-campeão do Mundo de Rally, Rui Madeira (à direita na foto), foi um dos pilotos que posou junto do “stand” do Clube Automóvel do Centro que, por ocasião da iniciativa da EPTOLIVA, ajudou a promover o “Rally de Arganil”

Esta é uma situação que pode ter repercussões no relacionamento entre o Clube Automóvel do Centro (CAC) e a Câmara Municipal de Arganil, já que a prova marcada para o final de Setembro deste ano foi amplamente promovida.

Foi o caso do evento “Rodas Fest” – promovido pela Escola Profissional EPTOLIVA – realizado na cidade de Oliveira do Hospital e em que estiveram presentes entre outros pilotos, o ex-campeão do Mundo de Rally – Grupo N – Rui Madeira, para além de diversos agentes ligado ao mundo desportivo automóvel.

Num comunicado publicado na página do Facebook, no final da passada semana, a Direcção e a Comissão Desportiva do CAC esclarecem os motivos que levaram ao cancelamento da prova, que seria recorde-se, pontuável para o “Campeonato Start Centro de Ralis” e “Campeonato Start 2RM Centro de Ralis”, e que estava agendada – e marcada – para o fim-de-semana de 21 e 22 de Setembro.

De acordo com o CAC (…) «pelo facto de o Município de Arganil nos ter comunicado a indisponibilidade financeira de concretizar o apoio acordado, somos forçados a cancelar o RALLY DE ARGANIL – CAPITAL DO RALLY», pode ler-se.

O Clube Automóvel do Centro acrescenta ainda que (…) «apesar de sermos alheios a esta situação, que lamentamos profundamente, queremos apresentar as nossas desculpas a todos os eventuais envolvidos e interessados nesta prova», justifica o CAC.

Entretanto o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Arganil – e por quem passou todo o processo – desmente categoricamente as razões apresentadas pelo Clube Automóvel do Centro.

Em declarações à A COMARCA, Luís Almeida lamenta a forma como o cancelamento foi divulgado – atribuindo a totalidade da responsabilidade ao Município – (…) «é lamentável e nós não aceitamos e repudiamos completamente».

O vereador esclarece – para que não reste dúvida – que nunca existiu qualquer compromisso de apoio financeiro, pelo contrário, o que ficou firmado – necessidades logísticas (locais para secretariado, parqueamento de viaturas, gradeamentos, contentores, entre outras) – (…) «era o Município pagar as despesas relacionadas com Bombeiros, segurança», e o compromisso assumido (…) «andou sempre à volta disto», ou seja, entre os 6 – 8 mil euros.

Entretanto, revela Luís Almeida, o CAC (…) «pediu um valor adicional de 40 mil euros» o que passaria a representar (…) «um investimento por parte do Município, que rondaria os 50 mil euros, para um rally do campeonato regional». «Para nós é completamente incomportável… e nem os munícipes iam compreender como é que uma Câmara como a nossa ia, num fim-de-semana, “estourar”  50 mil euros».

Luís Almeida deixa claro que aquele montante – 50 mil euros –(…) «nunca foi falado, não está escrito em lado nenhum». Contrariando os argumentos por parte do Clube Automóvel do Centro, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Arganil assegura que, face à posição do CAC (…) «vimo-nos forçados a cancelar o apoio que tínhamos dado e acordado», cerca de 10 mil euros, (…) «mas nunca um investimento desta natureza». «Foi isto que se passou, e por isso repudiamos completamente a forma como a informação foi divulgada. Aliás, a posição do CAC é unilateral e, mais grave, atribuíram a responsabilidade total ao Município, o aque não é um facto», sublinha.

Entretanto, através de uma nota enviada à Comunicação Social (…) «o Município de Arganil lamenta a desilusão dos entusiastas do Rally. Contudo, em nome da transparência e da boa gestão da causa pública, não podemos aceitar atitudes que em nada reflectem a verdade dos factos e que, por isso, repudiamos de forma veemente».