De 3 e 8 de Outubro, esteve na estrada o Rally de Portugal Histórico e, no dia 5, o “cheirinho” de outros tempos voltou à sua capital.
Agora na sua 16.ª edição, o Rali de Portugal Histórico voltou a percorrer alguns dos mais carismáticos troços da modalidade de regiões como Arganil, Viseu, Lamego, Barragem da Aguieira e Sintra, mas também Municípios como Montalegre e Pombal, teve um total de 2.060 quilómetros divididos por quatro etapas e envolveu 73 equipas (mais 10 do que em 2021) de nove nacionalidades diferentes, mais de 80 por cento estrangeiras, com destaque para o pelotão oriundo de França (36 concorrentes), que se juntou a equipas de Portugal, Espanha, Andorra, Bélgica, Suíça, Letónia, Rússia e Grã-Bretanha.
No dia 5 de Outubro, a segunda etapa ligou as cidades da Figueira da Foz e Viseu, com passagens por alguns dos locais míticos do Rally de Portugal, como Arganil (Mont’Alto), num total de 273,5 quilómetros (177,94 em especiais de classificação) e, como vem sendo hábito, a prova do Automóvel Club de Portugal que voltou a integrar o cartaz do Estoril Classics, teve também a chegada e a partida nesta vila, onde foi o almoço e a concentração junto à Cerâmica Arganilense de alguns dos mais históricos modelos da indústria automóvel, os tão lendários, de entre outros, Porsche 911, Jaguar E-Type, BMW 2002, Lancia Fulvia, Mercedes SLC, Ford Escort, Alfa Romeo Giulia, Volvo e até o Austin Healey 100/6 de 1957.
Em Maio do próximo ano o Rali de Portugal “volta a estar connosco”
Foi uma viagem no tempo com muitas pessoas a terem oportunidade de rever todas estas máquinas, quase que a recordar as grandes noitesde Arganil do Rali e Portugal, foi de facto o “cheirinho” de outros tempos a voltar à sua capital e, à sua partida de Arganil desta que é uma das mais emblemáticas provas de Regularidade Histórica da Europa, o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, não deixou de manifestar a sua satisfação pelo facto de, “praticamente em todas as edições, o Rali de Portugal Histórico vem a Arganil, é um evento importante não apenas por aquilo que tem a ver com as memórias do Rali de Portugal, mas também com aquilo que tem a ver com o posicionamento do nosso concelho. Não temos dúvida nenhuma que a aposta que fizemos desde a 2.ª edição deste Rali de Portugal Histórico, foi determinante para depois conseguirmos também trazer o Rali de Portugal naquilo que é o WRC de volta a Arganil”.
Rali de Portugal que, contrariando alguns profetas da desgraça, em Maio de próximo ano “volta a estar connosco”, como salientou o presidente da Câmara, esclarecendo ainda que “neste momento e de acordo com aquilo que é o planeado, tudo indica que sim. O Rali a nível da organização do Campeonato internacional é planificado por triénio e, portanto, o primeiro ano do triénio foi precisamente 2022, o que nos dá alguma garantia que em 2023 e 2024 o Rali continua a vir à sai capital”.
Agora e mais uma vez a vinda de Rali de Portugal Histórico “é mais um momento de afirmação do nosso concelhio naquilo que tem a ver com o mundo automóvel e particularmente com os Ralis”, disse Luís Paulo Costa, sem deixar de destacar ainda a recente participação de uma equipa arganilense no Rali Rainha Santa, voltando a dizer que “não nos esquecemos e reafirmamos sempre que pudemos, que somos a capital do Rali”.