RALLY DE PORTUGAL: Quatro das mais emblemáticas especiais na Lousã, Góis, Arganil e Mortágua

Na passada quinta-feira, realizou-se em Coimbra, a apresentação do WRC Vodafone Rally de Portugal, que vai estrar na estrada de 19 a 24 de Maio e que, este ano, conta com a estreia absoluta de uma super especial na cidade de Coimbra – “SS1- com a extensão de 2,82 km, integra 21 classificativas, num percurso total de 1535,35 km, 343,3 km dos quais disputados ao cronómetro, com destaque, no dia 20, para as quatro das suas mais emblemáticas especiais da Lousã, Góis e Arganil (percorridas duas vezes) e Mortágua.

“Está tudo a postos, estamos preparadíssimos, está tudo oleado e, portanto, estamos só à espera que comece o Rali de Portugal”, disse o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, sem deixar de reconhecer que o que torna tão apetecível este Rali “são os troços, os melhores troços do mundo, e além de tudo o mais temos o melhor público do mundo, é um público, os fãs adoram o Rali”, que “é feito para o país, traz um retorno fabuloso 140 milhões de euros dos quais cinquenta por cento são em despesa directa. É o maior evento desportivo, é o maior evento turístico anual do nosso país”.

Maior evento do nosso país e particularmente da nossa região, pelo que e como disse o vereador da Câmara Municipal da Lousã, João Santos, “é com muita honra, motivação e orgulho que, no próximo dia 20 de Maio, recebemos mais uma vez o Rali de Portugal. Entendemos que este evento, de dimensão mundial, é mais um que se insere na estratégia de promoção do nosso concelho e assume especial importância no que é o dinamismo e o que é também o retorno que tem nos nossos agentes económicos, na dinâmica na própria vila. Será um dia intenso de muito trabalho, mas também de muita satisfação especialmente para os aficionados que, de todo o mundo, se deslocam à Lousã para assistir a esta que é uma das principais provas que acolhemos com gosto e com satisfação. Fica o convite, dia 20 de Maio a Lousã espera por si”.

“Góis será palco de mais uma etapa do Rali de Portugal no da 20 de Maio”, disse o presidente da Câmara Municipal, Rui Sampaio, para reconhecer depois “a importância que tem o Rali, a importância económica que representa para o nosso território. Estamos a falar de um retorno económico na ordem de meio milhão de euros, além da divulgação que permite ao nosso território pela visita que vai permitir a nacionais e estrangeiros. Fica o convite, venham todos a Góis, venham disfrutar do Rali, venham disfrutar daquilo que o território de Góis tem de bom para oferecer, a nossa gastronomia, as nossas paisagens, no fundo daquilo que é bom no interior de Portugal”.

O presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, disse que “é com grande satisfação que vemos esta grande prova vir novamente até à nossa terra, reconhecendo nós que o Rali de Portugal é o evento que maior projecção faz de Arganil um pouco por todo o mundo. E isso, é só por si, razão para nos associarmos ao Rali de Portugal, mas naturalmente que o Rali de Portugal é também uma oportunidade para trazermos muita gente a Arganil, não apenas nos dias da prova – mas também nos anos, nos meses que se seguem e que seria para mim uma grande satisfação poder contar com todos que queiram visitar Arganil – para puderem aqui assistir às classificativas do Rali de Portugal”.

“O Município de Mortágua inovou e promoveu alterações na prova especial de classificação que decorre aqui no nosso concelho, tendo ampliado a quilometragem numa zona de anfiteatro onde, durante 1,2 quilómetros será possível ao público assistir ao desenrolar do Rali”, disse o presidente da Câmara, Ricardo Pardal, deixando o convite, “visitem o concelho de Mortágua, disfrutem daquilo que temos para oferecer, da nossa natureza, na nossa gastronomia, dos nossos vinhos, da hospitalidade das pessoas”, considerando que “este “é o evento da maior importância para Mortágua”.

O presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, referiu que “2022 volta a marcar o calendário de um dos maiores eventos do desporto automóvel do Mundo no Centro de Portugal. Quisemos e queremos continuar a abraçar este grande projecto, numa parceria com o Automóvel Clube de Portugal, com os Municípios de Coimbra, da Lousã, de Góis, de Arganil e de Mortágua e transformar na memória de todos os visitantes, de todos os aficionados pelo desporto automóvel um lugar obrigatório de paragem em 2022. Queremos promover o nosso património, a nossa gastronomia, o nosso bem-estar, o nosso alojamento, mas também deixar uma imagem muito clara ao Mundo inteiro de que um dos melhores destinos para o Campeonato do Mundo de Ralis é no Centro de Portugal. Desafiamos todos a virem visitar-nos, a partir de 19 de Maio, e a viverem connosco as emoções do melhor Campeonato do Mundo do desporto automóvel”.

Cem equipas de 25 nacionalidades vão disputar a 55ª edição do Vodafone Rally de Portugal

Num ano em que se comemora as 50 edições do Campeonato do Mundo de Ralis, o Vodafone Rally de Portugal apresenta uma lista de inscritos de luxo e esta quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de 2022, sendo o evento que registou maior número de inscrições, 100, e que confirma o prestígio da jornada portuguesa do WRC, mas também a qualidade organizativa da prova do Automóvel Clube de Portugal.