REGIÃO: 196 MILHÕES DE EUROS PARA CENTROS DE SAÚDE Penacova e Tábua na lista dos beneficiários

Álvaro Coimbra e Ricardo Cruz assinaram os contratos com a tutela que permitirão reabilitar as infra-estruturas da área da Saúde

O todo são um de 193 projectos – 141 do Norte e 52 do Centro do país – que beneficiarão do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de novos Centros de Saúde e requalificação de estruturas existentes.

No caso de Penacova, o Município viu ser-lhe atribuído o montante de 1,5 milhões de euros para reabilitar as Extensões de Saúde de Figueira de Lorvão, Lorvão e São Pedro de Alva, que permitirão aumentar a eficiência energética dos edifícios e assegurar a acessibilidade, segurança e conforto dos profissionais, no valor estimado de 580 mil euros, verba financiada através do PRR.

A requalificação do parque de Saúde do concelho contempla ainda a requalificação do Centro de Saúde de Penacova, cujo processo (…) «está mais adiantado», de acordo com o presidente da autarquia. «O concurso foi lançado com um preço base de 895 mil euros, acrescido de IVA, e neste momento estamos na fase de análise de propostas. Pensamos adjudicar a obra em breve», explicou Álvaro Coimbra.

Recorde-se que a intervenção no Centro de Saúde prevê beneficiações nas caixilharias e pavimentos, infra-estruturas, sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, entre outras. «Julgamos que com este conjunto de investimentos, suportados pelo PRR, ficaremos, ao nível das instalações, com uma óptima rede de cuidados de Saúde primários», esclareceu na ocasião o autarca.

Centro de Saúde de Tábua vai ser ampliado

O investimento global é de 623.000 euros, e irá permitir a beneficiação das instalações existentes e a sua adequação à prestação de cuidados de Saúde e aos Planos de Contingência, à manutenção e modernização do edifício, melhorando as condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, a melhoria das acessibilidades, bem como a valorização ambiental e promoção da eficiência energética.

Para Ricardo Cruz, esta é a demonstração que o Município está atento às oportunidades que o PRR disponibiliza para a resolução dos problemas identificados a nível local, sendo que a área da Saúde tem merecido uma atenção especial da parte do Executivo, como comprova a recente instalação do novo sistema de AVAC e o empenho colocado na atracção e fixação de mais médicos no Centro de Saúde, como sucedeu no passado mês de Maio.

A formalização dos contratos decorreu na Comissão de Coordenação da Região Centro perante as presenças da ministra da Saúde, Ana Paula Martins e do ministro da Coesão Territorial, Castro Almeida, e contemplou para além dos municípios de Penacova e Tábua, os concelhos de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Oliveira do Hospital, Penela e Soure, que também assinaram contratos com a tutela.