A Escola Profissional EPTOLIVA, comemorou na última quinta-feira, no auditório José Carlos Alexandrino, na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital, o 33.º aniversário da sua fundação, numa cerimónia que teve como convidado especial, o jornalista da RTP, Carlos Daniel.
O Auditório José Carlos Alexandrino encheu-se de alunos, auxiliares, professores, promotores, autarcas e directores para assinalarem a efeméride, onde Daniel Costa –presidente da Escola – salientou que (…) «33 anos a formar futuros e a oferecer uma educação de qualidade».
Para aquele responsável trata-se de uma (…) «data especial» em que (…) «todos os alunos são vencedores», disse, reconhecendo que (…) «valeu a pena este desafio».
Daniel Costa salientou que a EPTOLIVA mais do que um estabelecimento de ensino (…) «é uma Escola de valores», mas também uma (…) «Escola vencedora», aludindo aos mais de uma centena de prémios conquistados nos últimos anos, elogiando os estudantes que (…) «tiveram a inteligência de escolher esta Escola».
O presidente da EPTOLIVA aproveitou o aniversário para lembrar que a Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (este último concelho não tem qualquer pólo em funcionamento) tem nesta altura (…) «o dobro dos alunos e dos docentes que tinha há dez anos», sendo que, dos 320 alunos, 80 são oriundos de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde.
Considerando que a EPTOLIVA “é o melhor de dois mundos”, Daniel Costa explicou que, por um lado (…) «temos alunos que saem diplomados e que vão para o mercado de trabalho, porque têm muita empregabilidade, e por outro lado temos uma média de alunos que ingressam no Ensino Superior que é três vezes a média nacional». É, por isso, uma (…) «Escola de valores, inclusiva e multicultural, mas, sobretudo, temos uma Escola vencedora».
Daniel Costa assume que a EPTOLIVA (…) «contribui para o desenvolvimento da região», já que (…) «faz reabilitação urbana, fixando pessoas e trazendo gente para este território».
EPTOLIVA investe 3 milhões de euros em centros tecnológicos em Tábua e Oliveira do Hospital
Em dia de aniversário reforçou que a EPTOLIVA é uma “escola vencedora” (…) «que ganhou mais de uma centena de prémios nos últimos 10 anos», e por isso, Daniel Costa revelou que a EPTOLIVA está apostada em dar um salto significativo, dando nota que através da sua estratégia “30.30”, viu serem-lhe aprovados dois novos Centros Tecnológicos Especializados – Informática e Digital – através do PPR (Plano de Recuperação e Resiliência), estando já em fase de concurso público.
Os centros serão implementados na sede da Escola Profissional, em Oliveira do Hospital e no Pólo de Tábua, através do PPR (Plano de Recuperação e Resiliência), estando já em fase de concurso público. «São três milhões de euros investidos na melhoria da qualidade de ensino na região», acentuou Daniel Costa.
Com os Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua no cerne da administração da ADEPTOLIVA (entidade que gere a Escola Profissional), o autarca de Tábua trouxe à memória os nomes dos antigos presidentes das Câmaras Municipais – César Oliveira e Ivo Portela – a quem se deve a criação da EPTOLIVA, e que nas palavras de Ricardo Cruz (…) «foram uns visionários que tiveram a audácia de perceberem que o Ensino Profissional seria o futuro».
O autarca de Tábua acrescentou que, a cada ano que passa (…) «a EPTOLIVA tem a capacidade de melhorar e preparar futuros e, sobretudo, formar felicidade», dando como exemplo as colocações de alunos no mercado de trabalho e no Ensino Superior.
Por seu turno, José Francisco Rolo confessou que falar em dia de festejos dos 33 anos da EPTOLIVA (…) «é fazer um exercício de gratidão, de memória e também de ambição». «Esta escola soube crescer no número de alunos e soube crescer na inovação». «Conseguiram criar um “ecossistema” de aprendizagem e de criatividade, que permite a esta Escola ter obtido “reconhecimento público” nacional e internacional».
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital corroborou as palavras de Daniel Costa, vincando que a EPTOLIVA (…) «tem potenciado a coesão territorial». «Através desta escola estamos a combater as assimetrias. Com esta escola faz-se desenvolvimento», concluiu José Francisco Rolo.
Recorde-se que as cerimónias da celebração do 33.º aniversário tiveram como convidado de honra, o jornalista e director-adjunto da RTP, e foi com uma plateia cheia de alunos, pais, encarregados de educação, professores e pessoal não docente, autarcas e convidados, que Carlos Daniel “alertou” para o avanço tecnológico, incidindo a sua intervenção sobre as redes sociais, que, segundo a visão do jornalista (…) «fazem perder o respeito pelo outro», mas também a Democracia e a Liberdade sejam postas em causa.
A “solução”, de acordo com Carlos Daniel, passa por voltar ao espaço comum (…) «ao café, aos parques, que eram espaços de debate e estão hoje abandonados».
Referindo-se ao conceito grego de “Ágora” (assembleia, lugar de reunião), o jornalista espera (…) «que nos voltemos a encontrar, a estar juntos e a respeitar o outro», considerando a concluir que (…) «só o conhecimento nos defende neste tempo em que vivemos».
Recorde-se que durante as cerimónias houve três momentos lúdicos. O primeiro protagonizado pela aluna do 3.º ano do curso de Design de Equipamento da EPTOLIVA, que interpretou a canção ‘A Million Dreams’, do filme The Greatest Showman; o segundo pela Escola de Dança E-Motion, com um dueto cheio de energia e de emoção, interpretado pelas hip-hop, Carminho e Maria Inês; e a finalizar a actuação do grupo EPTO CONCERTINAS, formado pêlos alunos João Afonso, Afonso Silva, João Figueiredo, Rodrigo Gonçalves, João Bernardo, Marco Fernandes e Rafael Duarte.
EPTOLIVA abriu “Eptoliving” na vila de Tábua
Ainda integrados nas comemorações dos 33 anos da Escola Profissional, foi inaugurado na passada sexta-feira, dia 15, o novo espaço de alojamento de estudantes na vila de Tábua.
Situado no lugar de Fundo de Vila, o novo espaço tem capacidade para acolher até 35 alunos, sendo que nesta fase inicial tem a ocupação de vinte e cinco.
«É o momento marcante das comemorações deste 33.º aniversário», admitiu Daniel Costa na cerimónia inaugural do espaço, que está apto para «receber todos os alunos nacionais e internacionais que estejam deslocados», como é o caso dos 25 alunos provenientes da ilha do Sal (Cabo Verde) que estudam no Pólo de Tábua (Espaço CULTIVA).
Depois de implementado o projecto em Oliveira do Hospital, a direcção da escola (…) «percebeu que era necessário fazer o mesmo em Tábua». «Agora temos todas as condições para acolher os nossos alunos», disse Daniel Costa.
Para os autarcas de Tábua e de Oliveira do Hospital, a abertura do “Eptoliving” de Tábua, significa que (…) «o ensino não está fechado dentro da escola» e que o Ensino Profissional na região (…) «está mais forte com a aposta nestes equipamentos».
A cerimónia foi inaugurada por Daniel Costa (EPTOLIVA), pela Delegada da Educação da ilha do Sal, Márcia Pinto, e pelos autarcas de Tábua e Oliveira do Hospital, Ricardo Cruz e José Francisco Rolo, respectivamente.