REGIÃO: CCDR-CENTRO APROVOU MAIS DE 124 MILHÕES € PARA ESCOLAS Escolas de Arganil, Lousã e Tábua recebem mais de 22 milhões de euros

Escola Secundária de Tábua, Lousã e Arganil

As 23 candidaturas submetidas pelas escolas da Região Centro, ao Programa Operacional Centro2030, para reabilitação das infra-estruturas, foram aprovadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro), representando um investimento superior a 124 milhões de euros.

Na Região de Coimbra foram apresentados 9 projectos para requalificar, modernizar e beneficiar estabelecimentos de ensino nos municípios de Arganil, Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Mealhada, Mira e Tábua, num investimento total de mais de 49 milhões de euros (ver caixa).

Na área de cobertura noticiosa de A COMARCA, o investimento nas escolas dos concelhos de Arganil, Lousã e Tábua, é de 22.444 milhões de euros.

A Escola Secundária de Arganil será requalificada, modernizada e ampliada e recebe 4 milhões e 494 mil euros de apoio, enquanto a Escola Básica Professor Mendes Ferrão, em Coja, será apoiada em 3 milhões e 47 mil euros.

No concelho da Lousã, a reabilitação da Escola Secundária atinge os 9 milhões e 215 mil euros. No concelho de Tábua, a Escola Secundária receberá um apoio no valor de 5 milhões e 688 mil euros.

De acordo com o Município de Tábua, as obras a realizar – que deverão ter início ainda no decorrer deste ano – irão incidir sobre a remodelação dos edifícios existentes e das suas diversas componentes, nomeadamente ao nível de reforço das estruturas, revestimentos, eficiência energética, ampliação do gimnodesportivo e construção de novos campos de jogos cobertos e descobertos, para além da ampliação do bloco dos serviços administrativos.

Ricardo Cruz destaca que esta aprovação só foi possível na medida em que o Município (…) «assumiu como prioritário concretizar este investimento, tendo fundamentado convenientemente junto do anterior Governo esta necessidade, ao mesmo tempo que foram despoletados todos os procedimentos para garantir a maturidade exigida ao projecto, de modo a reunir as condições de aprovação», e que estiveram envolvidos os Técnicos do Município (…) «que se empenharam e demonstraram as competências requeridas à apresentação de um projecto de qualidade».

«Este é mais um exemplo de que o actual Executivo Municipal, continua determinado em cumprir com o compromisso assumido com os tabuenses, num processo de transformação do concelho num território competitivo, qualificado, moderno e preparado para os estimulantes desafios do futuro», vincou o autarca.

Com esta decisão, que vem ao encontro das pretensões do Município e de toda a comunidade escolar, foi reconhecida a necessidade premente em dotar as instalações das condições adequadas para um ensino de qualidade, em que os profissionais possam exercer condignamente as suas funções e os jovens se possam sentir motivados e incentivados a prosseguir os seus estudos, acção fundamental para a sua qualificação a nível pessoal e profissional, e que lhes permitirá beneficiar de um futuro de acordo com as suas expectativas.

A assinatura do contrato de financiamento com o PRR, decorreu na última sexta-feira, 21 de Junho, na sede da CCDR-Centro, e contou com a presença de Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

Outras escolas da Região de Coimbra

A Escola Eugénio de Castro, em Coimbra, será requalificada e beneficiada no valor de 9 milhões e 749 mil euros. Na Figueira da Foz, a Escola Secundária Bernardino Machado vai ser reabilitada no valor de 9 milhões e 87 mil euros.
A Escola Básica n.º 2 da Mealhada será requalificada no valor de 4.4 milhões de euros. No concelho de Mira, a Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida receberá um apoio de 6 milhões e 671 mil euros. A Escola EB 2/3 Dr. José dos Santos Bessa será requalificada no valor de 3 milhões e 624 mil euros.