A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra deu mais um passo importante para o desenvolvimento do Território, com a aprovação por unanimidade das Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2025.
O documento, que prevê um investimento de 21,9 milhões de euros, aposta em cinco eixos estratégicos: afirmação de uma identidade regional; reforço da competitividade num território inclusivo e sustentável; promoção turística e cultural do território, captação e apoio ao Investimento; descentralização e delegação de competências; administração geral.
Com este orçamento, a CIM Região de Coimbra pretende consolidar a sua posição como promotora do desenvolvimento regional, através da articulação de políticas municipais e regionais e da criação de parcerias com outros agentes de desenvolvimento.
Entre as opções aprovadas destacam-se: captação e apoio ao investimento e a Região de Coimbra continuará a apostar em programas de apoio às empresas e na promoção da inovação, com o objetivo de fortalecer a competitividade da região. Turismo: Será dada continuidade à promoção do turismo, com a consolidação e desenvolvimento de produtos turísticos integrados, assim como à cultura. Acessibilidades: A região contará com investimentos em infraestruturas rodoviárias e nos transportes, com o objetivo de melhorar a mobilidade de forma sustentável,
Sustentabilidade: A CIM Região de Coimbra reforçará a sua aposta em projetos de sustentabilidade energética, assim como nas Florestas, Recursos Naturais e Proteção Civil.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, mostrou-se satisfeito com a aprovação do orçamento, sublinhando que “é um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento da Região de Coimbra. Os investimentos previstos neste documento trarão benefícios concretos para a população, como a criação de empregos, assim como para a melhoria da qualidade de vida na Região”, reforçando que “com este orçamento, a CIM Região de Coimbra demonstra o seu compromisso em construir um futuro mais próspero e sustentável para todo o Território”.