REGIÃO: Daniel Costa reeleito na ANESPO em representação da EPTOLIVA e da Região de Coimbra

Luís Presa, Daniel Costa, Amadeu Dinis e Alexandre Homem de Cristo

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil integra os novos Órgãos Sociais da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), sendo a participação assegurada por Daniel Dinis Costa, na qualidade de presidente desta escola profissional, agora reeleito para o novo mandato 2024-2027.

Daniel Dinis Costa entende que “esta reeleição é reveladora do reconhecimento e do prestígio que a EPTOLIVA tem angariado a nível nacional, apesar de ser uma escola do interior, de pequena dimensão, mas que tem sabido afirmar-se no território e no país, como uma voz ativa junto da Associação Nacional de todas as Escolas Profissionais. Daniel Costa manifesta a sua disponibilidade em “dar um contributo Nacional para continuar a valorizar o papel do ensino profissional, não só no território, como no país, assumindo-se como o ensino de futuro, que permite o melhor de 2 mundos, a nível do mercado de trabalho, mas também para prosseguimento de estudos para o ensino Superior. Os desafios do reforço do financiamento, de um novo modelo de orientação vocacional, o papel do Governo na definição e afirmação do ensino profissional como uma verdadeira prioridade educativa, reforçam ainda mais a responsabilidade e colaboração positiva e construtiva que a EPTOLIVA tem vindo a manter desde sempre com a ANESPO. A participação da EPTOLIVA pretende, também, dar voz a todo o ensino profissional da Região de Coimbra, que tem na EPTOLIVA a escola representativa da região na Associação Nacional de Escolas Profissionais.”

As eleições realizadas no passado dia 22 de março sufragaram a lista liderada por Amadeu Dinis que obteve o apoio de 94% das entidades proprietárias das escolas profissionais associadas. Amadeu Dinis sucede assim a José Luís Presa, que esteve no cargo durante 19 anos, com a candidatura “Escolas Profissionais, Ensino de Qualidade”, assente em quatro pilares fundamentais: a sustentabilidade financeira das escolas profissionais; inovação pedagógica e reforço das ofertas formativas; afirmação institucional a nível nacional e internacional; e a organização e funcionamento da ANESPO.

A ANESPO é uma associação que congrega atualmente a maioria das escolas profissionais em Portugal representando mais de 200 escolas no continente e regiões autónomas, que acolhem em cada ano cerca de 45 000 alunos em cursos profissionais.

O ato de posse dos novos órgãos sociais para o mandato 2024-2027, aconteceu esta sexta-feira, 12 de abril, na Sede da Fundação Cidade de Lisboa, em Lisboa, na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo.