REGIÃO: DE 24 A 28 DE JANEIRO, EM MADRID Municípios da região na FITUR

De 24 a 28 de Janeiro 2024, em Madrid (Espanha), decorreu a Feira Internacional de Turismo – FITUR 2024, onde participaram Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, em conjunto com todos os Municípios (19) que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Em stand próprio da CIM, no Pavilhão 4 da Feira, para além de comunicações individuais por parte dos Municípios, decorreram também comunicações temáticas que ligam Municípios entre si, como é o caso do produto “astroturismo” e do projeto “A um palmo do céu”, que liga Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil.

Desse modo, estes três concelhos uniram-se para comunicar, uma vez mais, que o céu não é todo igual, ou melhor, não se vê de modo igual em todo o lado, convidando o público presente a olhar para cima, pois nestes territórios pode-se observar o que já não é possível em mais lado algum. Uma das condições que mais compromete a disponibilidade de um Céu Noturno de qualidade é a poluição luminosa. O brilho e o reflexo das luzes das cidades e das áreas metropolitanas “apaga” a luz das estrelas. É como se ficássemos encandeados, com muita luz entre os nossos olhos e o firmamento, que sem dar por isso deixámos de contemplar.

Ainda existe o ambiente noturno primordial, que nos permite observar o esplendor do firmamento e maravilharmo-nos com o brilho das estrelas

Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, sendo territórios de montanha, rendilhados por vales e valeiros, com povoamento disperso e assente numa matriz proeminentemente de aldeias, cuja localização geográfica fica “atrás” das serras da Lousã e do Açor, que tapam o brilho das luzes das cidades do litoral, e o relevo, aliado ao tipo de povoamento, garante que ainda existe o ambiente noturno primordial, que nos permite observar o esplendor do firmamento e maravilharmo-nos com o brilho das estrelas. Parecem estar tão perto, que quase lhes podemos tocar!

É graças a estas condições naturais, que Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, estão num privilegiado observatório natural, “A Um Palmo do Céu”, com condições de excelência em termos de visibilidade, transparência e escuridão do céu, devidamente reconhecidas em 2019, quando a Fundação Starlight atribuiu às Aldeias do Xisto a certificação “Destino Turístico Starlight”, localizando-se estes territórios no centro desta certificação internacional, representando a sua “zona mais escura”, a que reúne as melhores condições naturais de observação.

Num mundo cada vez mais frenético, vamo-nos desligando, quase sem dar por isso, de muitas fontes de estímulo e criatividade, que nos permitem conhecer melhor o nosso mundo e a nós próprios. Neste mundo mais acelerado precisamos ser mais humanos e restabelecer ligações connosco próprios e com o que está à nossa volta. É por esta razão que Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, participaram na FITUR 2024 para promover este imenso e ainda desconhecido recurso turístico de “céu escuro”. Nestes territórios é possível observar a Via Láctea a olho nu assim como estrelas que não sabíamos que existiam. De modo a aumentar o conhecimento sobre os astros, propõe-se a possibilidade de inscrição em eventos de observação guiada, que decorrem nas aldeias destes concelhos ou mesmo em locais onde é necessário ir a pé ou de canoa!

Imagine ir ao céu, sem tirar os pés da terra. Passar uma noite, em silêncio, coberto por um manto de estrelas. Partir à descoberta de um universo distante, aqui tão perto, bem no Centro de Portugal, em Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil. Saiba mais em www.aumpalmodoceu.pt.

“Tábua de Queijos e Sabores da Beira” encantou Madrid

Na manhã de sábado, 27 de Janeiro, a FITUR foi o palco da apresentação do certame “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” ao mercado espanhol, a qual resultou num enorme sucesso, comprovado pela excelente receptividade das centenas de pessoas que assistiram à apresentação e tiveram oportunidade de degustar o queijo, o vinho, os enchidos e a broa de Tábua.

Esta iniciativa que decorreu no espaço da CIM Região de Coimbra e teve como objetivo dar a conhecer aos espanhóis os produtos locais de qualidade do concelho, os seus produtos turísticos ligados à natureza e atrair os turistas espanhóis para visitarem Tábua.

A tabuense Daniela Marques, candidata a Miss Global 2024, efetuou a apresentação, devidamente trajada com a tradicional capa de queijeira, momento em que foram também homenageadas as queijeiras e a sua sabedoria e determinação na confecção de um dos melhores queijos do mundo.

Para o presidente da Câmara, Ricardo Cruz, a presença na FITUR está inserida na estratégia do Município em se promover como um destino turístico de referência, também junto do mercado espanhol, criando condições para a diversificação dos turistas que visitam Tábua, o Encanto das Beiras.