Ao longo de três dias, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Município da Pampilhosa da Serra reuniram os principais agentes da educação do Território, num exercício de diálogo e partilha de ideias, denominado “Bootcamp – O Interior da Educação no Centro da Natureza – O Manifesto de uma Região, em prol de um bem maior: o futuro da educação nesta região.
Na 1.ª edição deste Bootcamp foram criadas dinâmicas imersivas, num formato intensivo, com vereadores da Educação e diretores de Agrupamentos de Escolas de toda a Região de Coimbra, com vista a refletir sobre a educação, gerar conhecimento sobre o território e sensibilizar sobre as áreas mais importantes e empoderar as equipas para melhorarem a sua visão coletiva sobre o território e continuarem a trabalhar a sua intervenção com mais impacto.
“Aquilo que senti foi efetivamente uma alegria imensa, uma cooperação e um espírito de companheiro que não estou habituado a ver. A educação é o pilar fundamental de um território e, com esta iniciativa, a Comunidade Intermunicipal quis desafiar estas pessoas para que quebrassem a rotina institucional e partilhassem ideias. E penso que isso foi conseguido”, afirmou o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão,
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, realçou a necessidade de “parar para ver que as boas ou más decisões que tomamos agora vão ter impacto nos jovens, seguramente, daqui a 10 ou 15 anos. Ainda bem que houve este tempo para todos saírem da sua área de conforto. Espero que, por um lado, o resultado pedagógico que possam tirar daqui tenha valido a pena e, por outro lado, espero que também que levem boas recordações destes bons momentos que passaram aqui”.
Alexandra Rodrigues, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, destacou a importância desta experiência “que certamente vai dar frutos, mas acima de tudo porque acho que as nossas crianças merecem este esforço”, enquanto cooperação, parceria e compromisso foram as palavras-chave destacadas por Alexandra Figueiredo, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, frisando que “todos temos papéis diferentes, mas o fim é o mesmo: fazer o melhor pela educação. E é desta forma e com este tipo de abordagem e metodologia que nós construímos as melhores soluções”, lançando o desafio à CIM Região de Coimbra para “contaminar” outras CIM para fazerem o mesmo.
O Bootcamp de Educação culminou num manifesto intermunicipal, que foi lido por uma criança, o Matias, com os eixos e linhas orientadoras para a educação na região, que espelha a articulação e trabalho colaborativo entre estes agentes educativos.
“Esta foi uma aposta ganha que vamos repetir. O nosso papel é por em prática as reflexões que estão no manifesto e mais de 90 ações que surgiram dos grupos de trabalhos deste Bootcamp”, destacou Emílio Torrão, deixando o convite para 2.ª edição do Bootcamp de Educação, previsto para 2024, em Mira, e desafiando novamente os agentes educativos a experienciarem a diversidade territorial da Região de Coimbra.
“Convido-vos a todos a serem porta-vozes das mensagens deste bootcamp e que as palavras do Matias, o porta-voz deste compromisso entre muitas pessoas e entidades que fazem parte deste território, sejam assimiladas por vocês e replicadas”, concluiu o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.
Desta ação saíram as bases para implementar uma verdadeira política de educação na Região de Coimbra, pela qual os 19 Municípios se irão bater.
Manifesto da Educação da Região de Coimbra
A Educação na Região de Coimbra é uma prioridade e para o assumir, a Comunidade Intermunicipal promoveu o encontro entre vereadoras/es da Educação e diretoras/es de Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas para refletir, construir pontes, caminhos comuns e definir as linhas orientadoras de toda a Região.
Partindo da reflexão conjunta sobre a diversidade e riqueza do território da Região de Coimbra, tendo a defesa da educação como principal propósito, as/os participantes foram divididas/os em grupos que, em conjunto, dialogaram sobre conceitos, ideias e realidades individuais e coletivas. Este processo contou com a participação de especialistas de diferentes áreas do conhecimento que promoveram e ampliaram reflexões em torno de 7 temas chave. Considerando o pensamento e o papel de todas/os neste processo, unimos vontades e fazeres e construímos este manifesto como uma estratégia intencional de união neste território.
Enquanto agentes educativos no território: acreditamos que ser criança é saltar muros e barreiras na descoberta livre do ser de cada uma. É ser protagonista da sua história, descobrindo e criando o seu próprio caminho na relação com as/os outras/os.: defendemos que valorizar o brincar é abrir as portas do conhecimento, da originalidade, da criatividade e do autoconhecimento. É desfrutar da alegria e brincadeira livre; temos consciência que aprender é desconstruir, experimentar e arriscar, na individualidade do seu caminho e na relação com as/os outras/os e o mundo à nossa volta; fortalecemos o papel da escola na educação, fazendo germinar a semente do que é cada uma/um, num processo de transformação, inovação e cooperação; reconhecemos a autonomia das escolas impulsionando e facilitando percursos e caminhos alternativos, na oportunidade para outras tomadas de decisão; entendemos o papel dos municípios na educação como suporte e ligação à comunidade numa parceria estratégica e corresponsável pela educação; apoiamos a inovação abrindo portas para a descoberta e compreensão do mundo em busca de novos caminhos.