REGIÃO DE COIMBRA: Helena Teodósio é a nova presidente da CIM

A nova presidente do Conselho Intermunicipal da CIM-Região de Coimbra, Helena Teodósio (Cantanhede) ladeada por Ricardo Cruz (Tábua) e Luís Paulo Costa (Arganil), eleitos vice-presidentes

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio (PSD), foi eleita por unanimidade esta terça-feira, dia 11, presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, sucedendo a Emílio Torrão.

No decorrer da primeira reunião do Conselho Intermunicipal realizada após as eleições de 12 de Outubro, foram ainda eleitos os dois vice-presidentes da CIM-Região de Coimbra. Luís Paulo Costa (PSD) – presidente da Câmara Municipal de Arganil – foi reeleito vice-presidente e partilhará as funções com o autarca do concelho de Tábua, Ricardo Cruz (PS), sendo que esta é a primeira vez que assume a vice-presidência da Comunidade Intermunicipal.

Em declarações à Centro TV, Helena Teodósio – que na anterior legislatura foi vice-presidente da CIM – assumiu continuar a (…) «desenvolver e a atrair o máximo que nós possamos trazer para a nossa região».

A nova presidente acredita que os novos autarcas – eleitos pela primeira vez presidentes de Câmara – (…) «trarão com certeza novas ideias estruturantes para todos nós», até porque (…) «temos uma região muito interessante, vamos da serra ao mar, com qualidades únicas em termos de atractividade».

Focada no desenvolvimento dos 19 municípios, reconhece que cada um tem áreas especificas (…) «importantes para o desenvolvimento do seu território», apontando a reestruturação de jardins de infância, de escolas, de centros de saúde, de requalificação urbana tão importante, da parte viária, da mobilidade, do ambiente, de formação, como áreas transversais dos municípios.

«Temos aqui algo que é único porque podemos fazer concursos também únicos para toda a Comunidade, o que em termos de valores, naturalmente, são muito aliciantes. Mas temos por exemplo a questão dos transportes que é algo recente e que foi a própria Comunidade que avançou e que é um processo altamente estruturante e importante para o desenvolvimento dos nossos territórios», explicou, deixando a garantia de que (…) «em tudo aquilo que nós pretendemos implementar e continuar a desenvolver, iremos continuar, mas, naturalmente, também sempre aqui com uma tónica de diálogo com as entidades, seja através da Associação Nacional dos Municípios, seja com uma proximidade cada vez maior com os vários ministérios».

«Temos as nossas ideias… mas temos também algo que para nós, em algumas áreas, é transversal, como a questão da Lei das Finanças Locais ou Estatuto do Eleito Local, mas fundamentalmente com todo um processo, que para mim é importantíssimo e eu sei que para todos os presidentes também é, que é a concretização de muitos projectos de candidatados que nós necessitamos para os nossos territórios que sejam implementados.

Pretendemos que haja também celeridade na análise destes processos que não passam muitas vezes por nós, passam por outro tipo de estruturas que são controladas pela tutela e, portanto, tudo isso vai ser implementado com uma grande força, com uma grande unidade. É algo que me dá muito prazer neste momento, é sentir que essa mesma unidade e eu ter sido eu e os colegas, os vice-presidentes que fomos, fomos eleitos por unanimidade, é algo que nos dá também aqui não só uma grande satisfação, mas uma grande responsabilidade.

Esta unanimidade transfere-se para todo o Conselho, porque o Conselho Intermunicipal é algo que todos nós estamos a propor, a discutir, a analisar tudo aquilo que pretendemos para os nossos territórios, de forma particular e de forma conjunta. Acredito que com esta vontade vai ser mesmo excelente mandado», sublinhou Helena Teodósio.

Recorde-se que na mesma reunião foi votada favoravelmente, também por unanimidade, a continuidade de Jorge Brito como Secretário Executivo da CIM. Uma decisão que terá ainda de ser ratificada em Assembleia Intermunicipal.