Nos dias 16 e 17 de Dezembro passado, Arganil voltou a receber aquela que foi, de facto, a (grande) festa do Trail Running nacional e internacional, “Desafios Picos do Açor”.
Organizada pelo “Evolução Vertical” e tendo como parceiros o Município, a Junta de Freguesia de Folques entre outros, a 4.ª edição do “Desafio Picos do Açor” contou com a presença e participação de 1500 atletas de 19 nacionalidades e 4 continentes e teve como ponto de partida e chegada a antiga fabrica de Cerâmica Arganilense, mas sem que Arganil deixasse também de se encher de pessoas que, de longe e de perto, vieram acompanhar os atletas que, com “lama, suor, alegria, com o esplendor da Serra do Açor como fundo”, superaram e chegaram ao fim, sem deixar de dizer o seu “obrigado à organização do Desafio Picos do Açor pela partilha desta experiência” e os “parabéns pelo excelente trabalho. Queremos mais!”.
E quando assim é pouco mais se pode dizer. Está tudo dito, porque mais importante do que a competição, foi a participação num desafio, os “Desafios Picos do Açor”, que mais uma vez acabaram por contribuir também para dar a conhecer a nossa Serra e levar muito longe o nome de Arganil.
Integrado no Circuito Nacional de Trail e contando com alguns dos melhores atletas nacionais e internacionais, o evento foi constituído por 4 provas e 1 caminhada, que se realizam no dia 17 de Dezembro, a prova rainha do evento Desafio Picos do Açor (32km); Desafio Picos do Açor (18km); Desafio Picos do Açor (10km); Caminhada do Açor (10km). No dia anterior, a corrida ficou por conta dos mais novos, com o Açor Trail Kids e, nos dois dias, teve como ponto de partida e de chegada a vila de Arganil, passando por várias aldeias da Serra do Açor, através de trilhos centenários: Valbona, Torrozelas, Monte Redondo, Salgueiro, Aveleira, Nogueira e Lomba, sem esquecer a desafiante subida ao Posto de Vigia.
De facto e como considerou o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, “foi de assinalar o trabalho realizado para recuperar os percursos pedestres utilizados pelos nossos antepassados, que servem a prova Picos do Açor, mas também quem nos visita e os que cá estão, que reavivam as memórias de outros tempos”, enquanto o arganilense André Rodrigues, embaixador da prova e pentacampeão nacional de Ultra Trail, reconheceu que o evento “tem crescido ano após ano” e cujo sucesso transpõe as fronteiras do concelho e da região, salientando que “o Picos do Açor não é apenas uma prova importante para Arganil, mas também para o panorama nacional”.