REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO: Associação de Municípios vai remodelar ETA’s de Tábua e Mortágua

A Estação de Tratamento de Água de Tábua entrou em funcionamento em 1992

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), publicou na passada quinta-feira, dia 13, em Diário da República, o procedimento que visa a “Empreitada de concepção e construção da beneficiação/remodelação das ETA’s (Estações de Tratamento de Água) de Mortágua e Tábua”. As duas intervenções têm, um valor base para execução sem IVA, de 3.7 Milhões de Euros.

No caso da ETA, de Tábua, colocada a concurso como o Lote 1 do procedimento, a verba destinada é de 1,750 milhões de euros (S/IVA), enquanto a empreitada para a ETA de Mortágua tem previsto um investimento de 1,950 milhões de euros, verba também sem o imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

Actualmente, as ETA’s de Mortágua e de Tábua apenas entram em funcionamento durante os períodos de menor disponibilidade de água na origem (Mosteiro de Fráguas – Tondela), situação que ocorre, de forma recorrente, entre os meses de Maio e Setembro. Nos últimos anos, esta condição tem-se verificado com frequência crescente, tornando-se uma realidade permanente que impõe a necessidade de intervenção nas referidas instalações.

Recorde-se as ETA’s de Mortágua e Tábua entraram em funcionamento em 1992, sendo que a origem (captação) da água da ETA de Mortágua, provém da Albufeira da Aguieira, mais concretamente do rio Cris, afluente do rio Dão, e a água da ETA de Tábua provém igualmente da albufeira da Aguieira, mas do rio Mondego.

Desde a entrada em operação da ETA de Mosteiro de Fráguas em 2005, as ETA’s de Mortágua e Tábua foram colocadas fora de serviço regular.

De acordo com a AMRPB, as candidaturas para execução das duas empreitadas devem ser apresentadas até às 23H59 do próximo dia 18 de Dezembro. O prazo de execução para a ETA de Mortágua (lote 1) é de 485 dias, enquanto a intervenção na ETA te Tábua sofrerá um ligeiro ajustamento, prevendo-se também a reconfiguração de algumas zonas exteriores, de forma a melhorar e facilitar o acesso a veículos pesados.

Em Mortágua o objectivo passa por colocar a ETA apta para a produção de água potável compatível com os requisitos normativos actuais relativos à água para consumo humano.

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, é a empresa responsável pela recolha, gestão, tratamento e valorização de resíduos sólidos e urbanos em 19 municípios dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra.