O “E-commerce” associado às melhores estratégias para vendas online, gerador de novas oportunidades de carreira, e novas oportunidades de expansão de negócios, foi o tema escolhido para assinalar o Dia do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na conferência EPTO FUTUROS promovida pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.
A sessão foi acolhida em pleno espaço da Quinta de Jugais – Comércio de Produtos Alimentares, Lda., uma empresa sediada em Oliveira do Hospital, “que é um exemplo de excelência para conhecer as tendências atuais e as vantagens e características deste modelo de negócio”, e que hoje se assume como “uma marca a nível internacional, que pela sua qualidade, dimensão, organização, abrangência de atividades, representa o que de melhor se faz do interior para o mundo, sendo esta uma oportunidade para a EPTOLIVA estreitar parcerias, experiências e motivar alun@s”, como salientou o Presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, aproveitando para reforçar a importância destes momentos acontecerem junto das empresas, “parceiras fundamentais para a EPTOLIVA e para a região”.
Este foi o propósito para conhecer o universo digital da Quinta de Jugais, através das respetivas responsáveis de Marketing e Conteúdos, Anne Amaral, Mariana Campos e Rita Marques, que explanaram a evolução da empresa, ao longo dos seus 22 anos de história, não só na criação de novos produtos, como a nível da gestão digital, na qual se especializou recentemente. Plataformas, serviços e marcas ao nível do e-commerce foram os temas centrais das suas intervenções. A visita ao backoffice da empresa foi a ocasião para os alunos conhecerem um pouco de todo o processo de edição dos produtos até aparecerem nos sites para venda. “Compras online são o presente”, como disse Rita Marques, fazendo referência às plataformas, sites e estratégias utilizadas pela empresa, cujos conhecimentos na área de informática são fundamentais, lançando assim o repto aos alunos da EPTOLIVA, no sentido de investirem na sua formação profissional na área de informática.
A este respeito, Mário Pinto, diretor do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, aproveitou para destacar o aumento significativo do volume de negócios através do comércio eletrónico, uma vertente em constante evolução e bastante especializada, enfatizando as elevadas remunerações e taxas de empregabilidade para quem aposta neste mercado, e que tem alavancado o crescimento das empresas.
O impacto do comércio eletrónico como importante ferramenta de negócio e catalisador para o crescimento rural foi o testemunho deixado pelo convidado Custódio Fernandes, CEO e Fundador da The Rotten Fruit Box, uma empresa sediada em Viseu, que transforma fruta que não é aproveitada em snacks saudáveis, contribuindo para reduzir o desperdício de alimentos. Com uma forte presença na multinacional de tecnologia Amazon, Custódio Fernandes deixou algumas referências a respeito dos riscos e investimentos em torno destes modelos de negócio, que permitem automatizar/otimizar as vendas e distribuir os produtos até chegar ao consumidor final. “Abrir os horizontes sobre o que pode ser feito no mundo online sem sair do país, criando uma estrutura que também ajuda e vender produtos locais, um contributo que se estende à região”, foi a mensagem deixada, em jeito de conselho, a todos os presentes neste encontro.