REGIÃO: IP3 com mais condicionamentos de trânsito devido a obras na via

Foi ontem colocada no IP3 sinalização referente a mais obras em curso, no âmbito da empreitada de reabilitação deste itinerário principal entre o Nó de Penacova (km 59) e a Ponte da Foz do Dão (km 75).

A empresa pública Infraestruturas e Portugal (IP) informa que estão agendados “novos condicionamentos de tráfego, com supressão de vias, desvios ou tráfego alternado”, sendo certo que os primeiros condicionamentos tiveram início a 1 de Julho, prolongando-se por 10 meses.
Esta segunda zona de intervenção decorre entre o quilómetros 64,5 e o 66,8, com a supressão da via à direita no sentido Coimbra-Viseu, prevendo-se que o basculamento de tráfego para via 1×1 durante o dia de amanhã, 17 de Julho.
Empreitada em execução ainda longe da conclusão
Num âmbito mais alargado, a empreitada de requalificação do troço do IP3 – com cerca de 16 quilómetros – entre o Nó de Penacova e o Nó do Lagoa Azul, junto à ponte da Foz do Dão – teve início no passado mês de maio, com um prazo de execução de 330 dias, ou seja até Abril de 2020.
A IP recorda que “esta obra representa um investimento no valor de 11,8 milhões de euros no reforço das condições de circulação, mobilidade e segurança de uma das principais vias de ligação do interior do país”.Como é público vão existir dois novos nós de ligação (Nó de Oliveira do Mondego e Nó de Cunhedo), eliminando as actuais intercepções de nível.
Além dos trabalhos nas faixas de rodagem, estão agendados trabalhos de “estabilidade de taludes com a colocação de estruturas de suporte em betão, pregagens e redes de contenção”.

Cortesia: Penacova Actual/As Beiras