O presidente da câmara de Penacova, Álvaro Coimbra e o presidente da câmara da Mealhada, António Jorge Franco representaram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra na cerimónia do Prémio Nacional de Turismo, iniciativa do jornal Expresso e BPI, que distingue anualmente os melhores do sector nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo Inovador, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo e Turismo Sustentável.
Os “Itinerários Napoleónicos”, projecto liderado pela CIM-RC foi finalista entre centenas de concorrentes. «Chegar à final foi o reconhecimento das virtudes deste projecto que cruza história, tecnologia e veio enriquecer a oferta turística do nosso território», explicou Álvaro Coimbra.
O projecto liderado pela CIM-RC envolveu treze municípios, entre eles Penacova e a Mealhada, tendo contemplado várias acções: experiências de realidade virtual e aumentada, de vários momentos da batalha do Buçaco, recriações históricas, sinalética própria, entre outras.
«A viagem no tempo que foi disponibilizada este ano no museu do moinho da Portela de Oliveira, com o recurso a óculos de realidade virtual e a recriação histórica com dezenas de figurantes que teve lugar no centro de Penacova são dois exemplos deste produto turístico que ainda tem potencial para crescer. Estamos já a trabalhar com o Exército Português e com os municípios vizinhos da Mealhada e Mortágua para valorizar ainda mais os recursos existentes e a história da batalha do Buçaco», sublinhou o presidente da câmara de Penacova.
Recorde-se que os “Itinerários Napoleónicos” concorreram na categoria Turismo Inovador que foi ganha pelo projecto Turismo Industrial de São João da Madeira.