Os Municípios de Mealhada (Aveiro), Mortágua (Viseu) e Penacova (Coimbra) uniram-se num projecto tusrístico comum, e criaram a marca “Mondego-Bussaco” para promover o melhor dos três concelhos: Natureza, História, Gastronomia e Vinhos.
A apresentação pública da marca aconteceu no último dia de Janeiro, no Palace Hotel Bussaco, com a presença dos presidentes de Câmara dos três Municípios, António Jorge Franco, Ricardo Pardal e Álvaro Coimbra.
A união agora firmada tem por objectivo acrescentar valor às experiências dos seus visitantes – Mortágua, Penacova e Mealhada – através da criação de uma marca comum, cujos princípios assentam no riquíssimo património natural e histórico-cultural que partilham.
Criada em estreito alinhamento com as dinâmicas da oferta e da procura turística, a marca “Mondego-Bussaco” chama os visitantes a experiências de evasão e relaxamento, assentes nos conceitos que lhes estão associados. «O mote da comunicação remete o território “Mondego-Bussaco” para um lugar onde o ritmo abranda e o tempo leva o seu tempo, premissa inerente à construção da paisagem e ao fortalecimento da essência da cultura local e das suas gentes», de acordo com a equipa técnica da IPDT-Turismo, empresa de consultoria que elaborou o conceito.
Sob o lema “Onde o tempo leva tempo”, o projecto vai funcionar como um “selo de qualidade” para vários agentes económicos ou empresas que pretendam actuar naqueles três concelhos, para, assim, a marca “Mondego Bussaco” conseguir criar mais riqueza no território.
Os agentes económicos que pretendam utilizar a marca podem fazê-lo através das autarquias, tendo em conta que há um manual de normas para utilizar. A natureza, o património, a gastronomia, a história e a ideia de relaxamento e de viver a vida sem pressas são alguns dos conceitos que inspiraram os criadores daquilo que será a marca “Mondego Bussaco”.
Citados pelo Diário AS BEIRAS, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada afirmou que (…) «a Serra do Bussaco e o património é algo que nos deve unir para valorizar o nosso território e as nossas empresas». António Jorge Franco, acrescentou que (…) «este é um passo em frente para a dimensão económica e para a captação de mais turistas para a nossa região», disse no decorrer da apresentação.
Para Ricardo Pardal, esta é a forma de (…) «materializar através de uma marca aquilo que de melhor temos para oferecer». «Esta é a semente daquilo que queremos projectar», adiantou o presidente da Câmara Municipal de Mortágua.
Álvaro Coimbra, assegurou aos presentes que o projecto apresentado (…) «não vem fazer concorrência a ninguém, mas vem, simplesmente, complementar o que já existe». «O objectivo dos três municípios é tentar que os turistas permaneçam mais noites no nosso território» , afirmou.
Para além do site “Mondego-Bussaco”, já disponível, vai ser desenvolvido um plano de comunicação com o objectivo de divulgar eventos agregados à marca junto dos operadores turísticos e público em geral, como sejam o Rally Legends, realizado por alguns antigos troços do Rally de Portugal, e também a recriação da “Batalha do Bussaco” será outro dos eventos que ainda este ano irá receber o “selo de qualidade”.
A marca “Mondego-Bussaco” vai ser apresentada em conjunto da BTL 2024, que decorre entre 28 de Fevereiro e 3 de Março em Lisboa.
Pode visitar o “site” da marca em: https://mondego-bussaco.com/