Após obter, em 2018, o galardão de vencedora das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa e a criação do seu próprio estatuto de Marca Territorial, o universo de actuação das Terras da Chanfana, desenvolveu-se no sentido da sua consolidação, demonstrando que estes quatro concelhos – Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares – mantendo as características que lhes são próprias – souberam e sabem construir espaços de diálogo e envolvimento das entidades (Câmaras Municipais, Confrarias, Associações de Produtores, empresas) e das comunidades e, também, assumir escala, criando perspectiva e promovendo em conjunto as condições ideais para uma maior competitividade territorial, a qual concorre para o reconhecimento externo, atraindo com o seu valor e qualidade: visitantes; turistas; investidores e até novos residentes.
Efectivamente, para tal, tem contribuído um conjunto vasto de iniciativas estruturantes que visam a divulgação, a dinamização e qualificação do território e seus agentes económicos, consolidadas num Plano de Comunicação e Imagem transversal a toda a Estratégia Territorial preconizada pela Dueceira – proprietária e gestora da Marca – que tem passado pela: gestão de conteúdos em páginas das redes sociais do facebook e Instagram; participação em eventos locais, regionais e nacionais com stand promocional; dinamização Clube de Fãs; realização da edição 0 do Circuito Inter-Trail Terras da Chanfana; criação do Cabaz Prove Terras da Chanfana, entre outras acções, muitas das quais dinamizadas pelos parceiros Câmaras Municipais e de que constituiu exemplo a Agenda Cultural Terras da Chanfana. Este ano, igualmente, uma primeira aposta numa Feira Internacional de Turismo de Interior, concretamente a INTUR Valladolid.
Também a criação e lançamento a 5 de Junho deste ano, da plataforma Web APP ‘Roteiro Sentido das Terras da Chanfana’, com endereço em http://roteirosentido.pt consubstanciado numa sinalização de todos os agentes locais aderentes, contribuiu para o reforço da Marca.
Relativamente à Agenda Gastronómica e, com um interregno desde 2018 (fruto da conjuntura pandémica), a Dueceira reativa esta acção conjunta dos seus parceiros e associados municipais. Assim, neste âmbito, no dia 3 de Dezembro, realizou-se na Adega do Monte Formigão em Podentes (Penela), o lançamento da Agenda Gastronómica das “Terras da Chanfana” numa apresentação conjunta dos eventos a realizar- sob este mote – no decorrer de todo o ano de 2025, nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.
A Agenda Gastronómica apresentada pelos representantes dos quatro Municípios associados e como o apoio dos restaurantes aderentes, assume o seguinte calendário de eventos por ordem temporal:
JANEIRO – 24 a 31, Semana Gastronómica do Galo – Penela; 10 a 20, Semana da Chanfana – Vila Nova de Poiares.
FEVEREIRO – 1 e 2, Semana Gastronómica do Galo – Penela; 14 a 23, Festival Gastronómico da Chanfana – Lousã.
MARÇO – 7 a 23, Quinzena da Chanfana – Penela.
ABRIL – 18 a 27, Semana Gastronómica da Chanfana – Miranda do Corvo; 25 a 27, Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito – Lousã; 27, Mercado do Queijo e dos Romanos – Rabaçal (Penela).
MAIO – 1 a 4, Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito – Lousã; 9 a 18. Semana Gastronómica da Caça – Penela; 17 e 18, Feira Medieval – Penela; 28 a 31, Expo Miranda – Feira Anual de Miranda do Corvo; Festival do Petisco – Vila Nova de Poiares; Feira Medieval – Vila Nova de Poiares
JUNHO – 1, Expo Miranda – Feira Anual de Miranda do Corvo; 19 a 24, Feira Anual de São João – Lousã; 28 e 29, Vinália – Penela; 2º. Fim de Semana Mercado Antigo – Vila Nova de Poiares.
SETEMBRO – 6 e 7 Feira do Mel – Espinhal (Penela); Poiartes | Feira Nacional de Artesanato, Agrícola, Comercial, Industrial, Gastronómica e Caprina – Vila Nova de Poiares; 26 a 29, Feira Anual São Miguel – Penela.
OUTUBRO – 17 a 26, Festival Gastronómico Sabores de Outono – Lousã: 31, Semana Gastronómica do Borrego e Cogumelo – Penela.
NOVEMBRO – 1 a 9, Semana Gastronómica do Borrego e Cogumelo – Penela; 34ª Feira do Mel e da Castanha – Lousã; IV Ceia Histórica – – Vila Nova de Poiares.
DEZEMBRO – 7 a 31, Penela Presépio (até 4 de Janeiro de 2026).
E, porque Aqui tudo faz Sentido, “Terras da Chanfana”… uma Marca que nos Une!