REGIÃO: Passeio Beira Serra em terras imponentes do Centro Interior

Foto: CAC

A Secção de Automóveis Antigos do Clube Automóvel do Centro promove, este sábado e domingo, a 28.ª edição do passeio Beira Serra, uma iniciativa com partida em Coimbra e passagem por Arganil, Avô, Oliveira do Hospital, Caldas da Felgueira e Carregal do Sal.

Simples, económico e despretensioso, o Beira Serra é já um eterno símbolo de liberdade e otimismo criado pelo Clube Automóvel do Centro em 1986, na altura Rali Beira Serra, que perseverou a identidade até 2004, passando a designar-se passeio no ano seguinte, prolongando-se até aos dias de hoje.

Este ano é celebrada a 28.ª edição do Beira Serra, com concentração dos participantes às 8h30 de sábado, no Largo de Santo António dos Olivais. A partida do Beira Serra está marcada para as 10h00, rumo a Arganil, criando um enorme impacto na ligação entre estes dois primeiros pontos. A chegada a Arganil, mais propriamente ao Jardim de Sub-Paço, deverá acontecer entre as 12h00 e as 12h45, com o almoço a servir na Ilha do Picoto, em Avô, entre as 13h15 e as 15h00.

Retemperados os estômagos, a caravana regressa à estrada com direção à Póvoa das Quartas, para uma visita ao fumeiro artesanal de Seia, entre as 15h45 e as 16h30. Cerca de meia hora depois, os participantes chegam a Caldas de Felgueira para uma prova de vinhos e queijos e alojamento.

No domingo, a caravana regressa à estrada, às 9h30, com passagem no Largo eng.º Viriato Campos, em Beijós (10h00) e paragem na Casa do Passal – Aristides de Sousa Mendes, Cabanas de Viriato (10h15), Igreja Matriz de Oliveira do Conde (11h30) e Museu Municipal de Carregal do Sal (12h20). O almoço será servido às 13h15 em Carregal do Sal. O período da tarde é preenchido pela passagem pela Igreja Matriz de Parada (15h45) e regresso a Coimbra pela mítica EN2 e EN110.

Refira-se que o Beira Serra conta com a parceria da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e Junta de Freguesia de Avô.

A Secção de Automóveis Antigos do Clube Automóvel do Centro regressa este fim de semana à estrada, numa iniciativa que reúne entusiastas oriundos de várias partes do país, a conduzir as mais diversas viaturas que fizeram as delícias do passado.