O Santuário de Nossa Senhora das Preces foi o lugar escolhido para receber a Festa de Encerramento da Visita Pastoral de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, ao Arciprestado do Nordeste. O evento está marcado para o próximo dia 18 de Junho, contando com a participação das cinco unidades pastorais deste arciprestado: Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra.
Sob o tema “Com Maria construímos a Igreja Diocesana”, tendo em conta as celebrações do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, vai celebrar-se nesse mesmo dia a Festa da Igreja Diocesana neste arciprestado. «As cerca de 60 paróquias do arciprestado do Nordeste vão assim encontrar-se para celebrar a Igreja que são, olhando para a Mãe de Jesus como inspiração e ajuda para desempenhar melhor a sua missão evangelizadora, na companhia do seu bispo que ao longo deste ano percorreu todas as comunidades deste extenso arciprestado, na sua visita pastoral», salienta o Padre João Dias.
Em comunicado enviado à A COMARCA, o prelado dá conta que «A partir das 10:30 irão desenvolver-se actividades específicas para cada faixa etária: as crianças poderão participar em actividades organizadas pelos escuteiros, os jovens serão acompanhados pela equipa de animação juvenil, os adultos poderão participar num encontro de diálogo e debate com o Sr. Bispo. Ao longo da manhã haverá ainda um espaço de oração no interior da Igreja do Santuário que todos poderão visitar. Por volta das 12:30 terá início o almoço partilhado, estando preparadas numerosas mesas para receber os farnéis. Às 15 horas terá início a Festa no Palco, com a participação de diversos grupos musicais e juvenis. O ponto alto do encontro será a Missa Campal, às 17 horas, presidida por D. Virgílio, com o acompanhamento musical de diversos grupos corais paroquiais que vão cantar em conjunto. Nesta celebração serão apresentados os membros do novo Conselho Pastoral do Arciprestado do Nordeste, constituído por representantes das cinco unidades pastorais que compõem este arciprestado».
Saliente-se ainda que «Nesse domingo, todos os cristãos deste arciprestado são convidados a participar nesta festa com o Sr. Bispo. Por esse motivo, as celebrações nas paróquias e nas unidades pastorais serão reduzidas ao mínimo. Em diversas unidades pastorais, haverá apenas celebrações no sábado à tarde».