Ao princípio da noite de domingo e depois da transmissão em Avô pelo COT J’OliTá para o COT Mont’Alto e representação da paróquia de Pomares, foram acolhidos no concelho de Arganil, à entrada da vila, junto à capela de Nossa Senhora da Salvação, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – seguindo em procissão para a Praça do Município, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, autarcas e mais autoridades, representantes de associações e instituições com os seus estandartes, escuteiros, Irmandades, Bombeiros de Arganil e Coja, Filarmónica Arganilense e muitas pessoas.
E “apressadamente” (e trazida pelos Bombeiros) também a imagem de Nossa Senhora do Mont’Alto desceu do seu Santuário para este “momento único”, para se associar e dar ainda mais brilho a esta que foi uma grande manifestação de fé e que “representa um momento de profunda reflexão e renovação espiritual para todos os jovens do mundo”, como disse o reitor de Arganil, padre Lucas Pio, salientando ainda que “é com muita alegria e emoção que recebemos hoje, na nossa vila de Arganil, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, (…) que representam, sobretudo, a fé e a esperança de milhares de jovens que anseiam por um mundo mais justo e fraterno”.
“Nós, como Igreja e como comunidade, estamos comprometidos em trabalhar juntos para que esta Jornada Mundial da Juventude seja um momento de encontro e de partilha, em que possamos fortalecer a nossa fé e o nosso compromisso com os valores cristãos”, considerou o padre Lucas Pio, deixando o apelo para que “a Jornada, bem como todos os eventos que a antecedem, como este, sejam um momento de união entre as diferentes culturas e tradições que compõem o nosso mundo e que possamos, juntos, construir um futuro melhor para todos” e, depois dos agradecimentos “a todos os envolvidos na organização deste evento, de modo especial ao COT Mont’Alto”, fez votos “que este encontro seja uma experiência única e inesquecível para todos nós. Que Deus nos abençoe e nos ilumine nesta jornada de fé e esperança e que Nossa Senhora do Mont’Alto, aqui presente, interceda sempre por nós”.
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam – a Cruz Peregrina e o ícon de Nossa Senhora Salus Populi Romani
O responsável do COT Mont’Alto, Nuno Cruz, explicou que a Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam – a Cruz Peregrina e o ícon de Nossa Senhora Salus Populi Romani – “e que são confiados ao país que acolhe as Jornadas e nos meses que as antecedem, partindo em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens. A Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura e construída a propósito do Ano Santo de 1983, foi confiada pelo Papa João Paulo II aos jovens, no domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o Mundo, iniciando uma peregrinação que já a levou aos Cinco Continentes e a quase 90 países. Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns, como trenós, gruas e tractores. Passou pela selva, visitou igrejas, Centros Juvenis, prisões, Escolas, Universidades, hospitais, monumentos e Centros Comerciais e que, desde 2003, conta com a companhia do ícon de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos Braços e que foi introduzida ainda pelo Papa João Paulo como símbolo da presença de Maria junto aos jovens. O ícon original encontra-se na Basília de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitada pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores antes e depois de cada viagem apostólica”.
“Hoje é com grande alegria, entusiasmo, muito orgulho que Arganil recebe os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude”, disse a jovem farmacêutica Cecília Gama, acrescentando ainda que “Arganil vai participar na Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa. É o sonho de qualquer jovem e ir ao maior encontro mundial de jovens, todos reunidos em nome de Cristo. E estarem na presença do nosso querido Papa Francisco. A Jornada Mundial de Juventude é para todos, mas sobretudo para os jovens. E também para os jovens desta Diocese (…) e por isso, queridos jovens, convido-vos a fazerem parte desta Jornada, a virem a este grande momento, partilhar experiências, tenho a certeza que vai ser única e inesquecível. Estamos cada vez mais próximos, juntos, a caminho da Jornada Mundial 2023 Portugal”.
Um convite também deixado pelo padre Filipe Dinis (que, desde Novembro de 2020, tem acompanhado os Símbolos quando o Papa Francisco os confiou ao País que acolhe a Jornada), recordando que depois de uma paragem causada pela pandemia, “desde Julho de 2021 começaram a peregrinar”, por Angola, Polónia, Espanha e depois entraram em Portugal, pela Diocese do Algarve, percorreram todas as outras Diocese do país, chegando a 2 de Abril à Diocese de Coimbra “e hoje são vossos, estão aqui, neste contexto tão belo e tão bonito. (…) E de facto tem sido uma loucura. (…) Os Símbolos têm tocado imensas pessoas e deixam-se tocar. Os Símbolos têm transformado corações e tem envolvido todas as pessoas e aqui temos a grande demonstração que os Símbolos convocam, que nos chamam porque nos tocam” e, citando o lema, convidou a todos para, bem alto, dizerem consigo, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.
“Como é bom, como é incrível estar aqui. Hoje é um dia marcante para Arganil”, começou por dizer o coordenador do COT Diocesano, Hugo Monteiro, porque e como considerou, “estes dois Símbolos dizem tanto, transmitem tanto, eles falam, principalmente transmitem esperança, tempos novos. E é o que está a acontecer na nossa Diocese de Coimbra. E é o que vai acontecer aqui. Estamos a caminho de algo incrível, o COT Mont’Alto está a fazer um trabalho incrível, o que está aqui a acontecer aqui é fantástico. Estamos todos a ir ao encontro e não é um encontro qualquer, é ao encontro com Cristo. Cada um de nós faça este caminho, porque estamos juntos a caminho do maior encontro de jovens do Mundo. E Arganil também está”.
“É um gosto muito grande recebermos em Arganil a peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude”, disse o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, “uma peregrinação que vai trazer a Arganil tantos jovens no momento em que vão acontecer as Jornadas e que, estou certo, saberemos receber da melhor forma e que sempre utilizamos na nossa terra de bem receber quem nos visita. Mas são também os Símbolos que marcam efectivamente este caminho de uma participação sem igual de jovens de todo o mundo que estão no nosso país e que marcarão, certamente, um momento inigualável na vida pessoal de cada um, de todos aqueles que nos visitarão. E quero registar este privilégio para o nosso país de podermos receber as Jornada Mundial da Juventude”.
Em procissão, abrilhantada pela Filarmónica, os Símbolos foram acolhidos na igreja matriz, onde pernoitaram para, na segunda-feira, visitarem o Lar de Idosos de Folques e Sarzedo, Escola Secundária de Arganil, Lar de Idosos de Arganil e Unidade Funcional da APPACDM de Arganil.
Na Santa Casa da Misericórdia de Arganil e com os utentes das duas instituições, o presidente da assembleia geral, professor José Dias Coimbra, o provedor, António Carvalhais Costa, mais elementos da mesa administrativa e funcionários, receberam os Símbolos, transportados pelos Bombeiros, onde além das boas-vindas, houve um momento de oração pelo padre Albino Camati.
O provedor agradeceu a visita, bem como o presidente da assembleia geral que, além dos agradecimentos pela visita dos Símbolos, teve ainda palavras de particular apreço para com o coordenador do COT Mont’Alto, Nuno Cruz.
Passagem de testemunho para Góis no recinto da capela da Nossa Senhora da Boa Viagem
Paragem na Praça do Município e, de tarde, acolhimento na Praça Dr. Alberto Vale, em Coja, pelas entidades locais, acolhimento no Centro Social Paroquial de Coja, com momento de oração aberto à comunidade e IPSSs, visita à EB 2, 3 de Coja e momento de despedida, na igreja matriz, saindo depois para passagem de testemunho ao COT IN, na freguesia de Celavisa, no recinto da capela da Nossa Senhora da Boa Viagem, seguindo depois para Góis, incluído no COT IN – Comité Organizador Territorial do Interior, da Diocese de Coimbra, que une as paróquias de Lousã, Góis e Vila Nova de Poiares.
Em Góis, a peregrinação contou com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis e do Góis Moto Clube, além das representações de associações e instituições, que depois da recepção, acompanharam os Símbolos até à vila.
Bispos D. Américo de Aguiar e D. Virgílio Antunes na Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul
Durante a tarde de domingo, dia 16, e em peregrinação presidida pelos Bispos de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorreram a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul.
O acolhimento dos Símbolos foi no Senhor das Almas, onde estiveram as Irmandades da Unidade Pastoral e o início da Via Lucis, partindo depois para o Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, onde se realizou a procissão para o local da oração do terço campal, presidida por D. Virgílio Antunes, e início a caminhada ao Monte do Colcurinho, onde houve um momento de celebração e despedida dos Símbolos JMJ.
Um dos pontos altos desta peregrinação foi a passagem pelo Santuário de Nossa Senhora das Preces e a subida a pé, em caminhada, ao Monte do Colcurinho, onde houve também espaço de confraternização e partilha de farnéis entre as muitas pessoas que se quiseram associar a este momento, marcante, que foi a visita dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Lisboa de 1 a 6 de Agosto e que será em presidida pelo Papa Francisco.
Nos momentos difíceis que o Mundo está a atravessar, mas com a esperança no cumprimento do objectivo do Papa S. João Paulo II quando confiou a Cruz aos jovens: “carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade”.