No dia 16 de Abril, a União e Progresso do Rochel comemorou o seu 63.º aniversário, durante um almoço, na sua sede, que contou com a participação de convidados, rochelenses e muitos amigos que, com a sua presença, quiseram manifestar assim o seu apoio aos dirigentes que, em verdadeiro espírito de união, “o nosso objectivo é estarmos de mãos dadas”, como referiu o presidente da direcção, Manuel de Almeida, tudo têm feito para continuar a manter viva a colectividade que é o marco primeiro do regionalismo rochelense.
E além do cumprimento dos objectivos para que foi fundada, os melhoramentos na aldeia, a insistência junto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia para a sua realização quando necessários, não pode deixar de ser lembrada também e de entre outras, a grande obra que foi a construção da sua magnífica sede, o grande ponto de encontro que orgulha os rochelenses e o Rochel e que, mais do que isso, “está sempre de portas abertas para receber outras colectividades, outras instituições para a realização dos seus eventos, das suas iniciativas. E tem sido um sucesso”, como disse Manuel de Almeida.
“Temos condições extraordinárias”, considerou o presidente da União, dando ainda a conhecer que “é com orgulho que iremos aqui receber uma Tuna da Ilha da Madeira e que vem numa parceria com a Tuna Popular de Arganil e tudo faremos para que sejam bom recebidos”, sem deixar de recordar também que, pelo seu amplo espaço, durante algum tempo e no cumprimento das determinações das autoridades de saúde, a Tuna Popular de Arganil realizou os seus ensaios na sede da colectividade, acrescentando que é neste e com este espírito que serão sempre recebidas outras colectividades, todos os amigos.
E foi também assim, com o mesmo espírito, que neste dia de festa e no almoço de aniversário, foram recebidos e saudados os rochelenses e amigos, os representantes de colectividades congéneres presentes, nomeadamente das aldeias de vizinhas de Vale Cordeiro, Casal do Frade, Couços, Maladão, Lomba, também de mais longe, de Outeiro de Cima (Tondela), e ainda os convidados, o reitor de Arganil, padre Lucas Pio, a Junta de Freguesia e a vereadora Elisabete Oliveira, em representação da Câmara Municipal.
“O nosso objectivo não deixa de ser também estarmos de mãos dadas com todas as colectividades, com as instituições, com as autarquias. E é isso que se reflectiu aqui, hoje”, disse Manuel de Almeida, como se reflectiu e mais uma vez esteve em evidência, a união e a vontade do grupo de valentes que integram os corpos sociais da colectividade, “somos um grupo” que, mais uma vez e em equipa, organizaram e trabalharam dedicadamente para a confecção, para servir o magnífico almoço a merecer de todos os presentes os maiores elogios. E que como foi reconhecido, ”foi um êxito”.
Êxito que não deixou de ser reconhecido também pelo reitor de Arganil e pela vereadora Elisabete Oliveira, que enalteceu “o trabalho, a qualidade e a união do grupo que serve e se dedica” à colectividade do Rochel, considerando assim que “estamos no caminho certo para o progresso desta aldeia”.