Na noite de sábado, 3 de Junho, no largo junto ao Centro Cultural, foi apresentada a Marcha de São Martinho, da Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho da Cortiça e apadrinhada por Brizida Santos e Ricardo Pereira.
“A nossa Marcha é linda”, ouvia-se (e muito bem) da boca dos marchantes, porque de facto o colorido nos seus trajes, a cor, a alegria era por demais evidente e a merecerem os aplausos das muitas pessoas que foram partilhar do momento, tudo sem esquecer a bonita letra e música do Grupo “Flora do Mondego”, que mais uma vez vieram também animar a festa.
“Um grande obrigado a todos os marchantes, ao Grupo Flora do Mondego e a todos os que nos ajudam”, disse o padrinho da Marcha, com presidente da Associação, António José Dias, a fazer suas as palavras de Ricardo Pereira, agradecendo ainda a presença de tantas pessoas que vieram ver e aplaudir a Marcha de S. Martinho da Cortiça.
Este ano sob o tema “A riqueza das tradições”, a Marcha voltou a convidar “O povo de S. Martinho/A nossa Marcha a passar/Venham todos para a rua/Venham cantar e dançar”. E o povo veio, também para ouvir a bonita letra que, no seu refrão, recorda ainda que “A Marcha de S. Martinho/Traz a nobreza/Nesta canção/Falamos da Sanguinhede/Do oiro do Alva(E do nobre Simão/Garimpos e garimpeiros/Eram rapazes/Da minderação/Foram homens valentes/Que enriqueceram/A nossa Nação”.
E com que alegria os marchantes, também na coreografia, na sua leveza, cantavam e dançavam e na coroegrafia, tornaram mágica a sua Marcha, a Marcha de S. Martinho, que se prepara para outras exibições dentro e fora de portas e com certeza para brilhar, mais uma vez, na participação da 3.ª edição das Marchas Populares do Concelho de Arganil, numa organização da responsabilidade da Câmara Municipal e a realizar no próximo dia 8 de Julho.