S. PEDRO DE ALVA (Penacova): EXPOALVA mostrou o que há de melhor

Momento da inauguração da 7.ª ExpoAlva

Foi inaugurada na passada sexta-feira, em São Pedro de Alva, a 7.ª ExpoAlva, numa organização da União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, e que se prolongou até esta segunda-feira, 17 de Julho.

Organizado bienalmente, o certame contou com a participação de cerca de uma centena de expositores, que desta forma tiveram mais uma oportunidade para darem a conhecer os seus produtos e realizar negócios.

Na cerimónia de abertura, o presidente da União das Freguesias recordou o interregno do certame em 2021 por força da pandemia do COVID 19 que (…) «impediram os contactos de proximidade, condicionaram os afectos, o trabalho, os negócios, a cultura e o lazer. Numa palavra: tudo!»

Por isso, a 7.ª edição da ExpoAlva ganhou um significado especial, ficando patente a “resiliência” da organização. Vítor Cordeiro salientou a capacidade (…) «de nos reinventar», concebendo soluções criativas com o foco (…) «de manter viva a chama do comércio local, do artesanato tradicional e da gastronomia regional».

Mas acima de tudo a ExpoAlva (…) «é sobre conexão. É sobre unir pessoas, gerar vínculos, construir pontes entre diferentes segmentos da nossa sociedade. É um momento de encontros e reencontros» onde é possível compartilhar histórias e trocar experiências.

Consciente que o evento pode funcionar como instrumento de promoção daquela região como destino turístico, o autarca admite que o certame é essencial para atrair visitantes (…) «e impulsionar o desenvolvimento económico local».

Agradecendo o apoio da Câmara Municipal de Penacova na promoção da ExpoAlva, Vítor Cordeiro não esqueceu as empresas, as instituições, os artesãos e os patrocinadores (…) «pelo apoio que têm manifestado ao longo dos tempos», bem como à Filarmónica da Casa do povo de S. Pedro de Alva e ao Rancho Folclórico (também da Casa do Povo), e em especial (…) «aos nossos colaboradores, aos nossos prestadores de serviços, aos nossos voluntários», concluiu.

Para o presidente do Município, a ExpoAlva é o espelho da dinâmica da União das Freguesias (…) «que sempre soube ter uma visão de desenvolvimento, um rumo, um caminho bem definido alicerçado no que este território tem de melhor».

Álvaro Coimbra aproveitou para anunciar – na área do turismo de natureza – (…) «num futuro próximo», a criação de mais uma praia fluvial de Bandeira Azul: o Cornicovo, no rio Alva».

Em declarações à A COMARCA, o presidente do Município salientou a importância da ExpoAlva para a economia de Penacova, considerando-a “uma referência”: «Basta olhar para o número de expositores para perceber que, de facto, é um certame que tem muita importância para a economia local. É uma montra de negócios – das empresas, dos artesãos, dos serviços – e é também uma oportunidade para as nossas associações puderem ter a sua “tasquinha” a funcionar e puderem realizar uma receita extra. Portanto, é um certame que tem já uma certa importância, e por isso é já uma referência não só para o Município como para toda região».

Recorde-se que na cerimónia de abertura da 7.ª ExpoAlva, marcaram presença o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Raul Almeida; o secretário executivo da CIM-RC, Jorge Brito; o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, e o presidente da União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, Vítor Cordeiro; para além do presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Humberto Almeida; o presidente da direcção do Centro de Bem-Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão; e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Júlio Norte, entre outras individualidades.

“ARISTA” a nova cerveja de Penacova

Momento da prova da nova cerveja artesanal “ARISTA”

Trata-se de uma criação de Vítor Silva (formado pela Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau, Brasil), e foi apresentada na ExpoAlva.
Desde então tem participado em várias formações que lhe têm dado experiência e a necessária confiança para produzir as primeiras cervejas.

Em Dezembro do ano passado ganhou o prémio de melhor cervejeiro caseiro na categoria especial Grape Ale*, com a sua “Grape”, elaborada em parceria com o cervejeiro Sebastien Muller, da Cerveja Candal, obtendo ainda o décimo primeiro lugar em estilo Ale. O título foi alcançado na décima edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, evento organizado pelo Cervejas do Mundo – Fórum (grupo do Facebook com mais de dez mil membros), que se realizou no passado mês de dezembro de 2022, na Cerveja Nortada Brewpub, no Porto.

Neste momento, a cerveja tanto pode ser adquirida em packs de 3 e 6 garrafas, com 33 cl, ou de 3 com 75 cl, nas variedades de “black ipa”, “blonde ale” e “american pale ale”, que se encontram à venda no café Titanic, em Penacova (junto aos Bombeiros Voluntários) e onde também já é possível consumi-la fresquinha, à pressão ou em garrafa.

Em cada uma das garrafas o rótulo exibe em relevo aqueles que considera os ícones de Penacova, que tanto pode ser o Mosteiro de Lorvão, a Barca Serrana ou o Mirante Emídio Silva.

O nome – “Arista” – é uma homenagem aos “bons ares” que se respiram em Penacova, – terra que o acolheu quando tinha 18 anos, e onde decidiu fixar-se e constituir a sua família, é natural de Tondela.