SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE TÁBUA: Irmãos aprovaram contas de 2022

A valência de Medicina Física e de Reabilitação, instalado na UCCI da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, regista um movimento, em média, superior a 160 presenças diárias

Reunidos em assembleia geral, os Irmão da Santa Casa da Misericórdia aprovaram na passada segunda-feira, o Relatório de Actividades e Contas do Exercício do ano de 2022.

Começando por aludir aos constrangimentos resultantes da instabilidade que em Portugal e na Europa se fazem sentir (…) «e em que a palavra crise deixou ser novidade para passar a ser normalidade», a Mesa Administrativa procurou manter a prestação dos seus serviços à comunidade (…) «numa lógica de gestão racional dos seus recursos» sem descurar as suas obrigações.

A provedora garantiu aos Irmãos que participaram na sessão, que a Mesa Administrativa (…) «continuará a ser frugal e prudente na sua acção, próxima dos que mais precisam e corajosa nas medidas necessárias à sustentabilidade económica, financeira, social e ambiental» de toda a Instituição, deixando claro que 2022 foi – há semelhança dos anos anteriores – um ano de grande contenção económica (…) «em que reduzir custos, ser eficiente e eficaz, tornaram-se objectivos do dia-a-dia», dando ainda nota para a inflação de preços com )…) «impacto brutal nos custos de energia» resultantes do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Ainda assim, Sandra Mêna realçou que os custos com o pessoal, em comparação com o ano de 2021 (…) «tiveram um acréscimo de mais de 370 mil euros», resultantes da actualização – por imperativo legal – do salário mínimo nacional.

Destacando que as valências da Santa Casa mantiveram a sua actividade, a Mesa Administrativa realça que a Unidade de Cudados Continuados manteve a sua capacidade máxima preenchida, com 76 acordos celebrados com a Rede Nacional de Cuidados Continuados (53 camas para doentes em longa duração e 23 cama para doentes em média duração); no âmbito da Medicina Física e de Reabilitação – valência que retomou a actividade após a COVID – regista um movimento, em média, superior a 160 presenças diárias.

A estas actividades, acrescem diversas obras em três valências: UCCI, Lar de S. José e CAT (Centro de Acolhimento Temporário), que ascendem a 58 mil euros.

No decorrer da assembleia geral, os Irmãos presentes autorizaram também a Mesa Administrativa a proceder à alienação (venda) – mediante avaliação oficial e por hasta pública – de 3 prédios rústicos e um prédio misto, na área da União das Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha; e de venda de 5/6 indiviso de 21 imóveis (2 artigos urbanos e 19 rústicos) situados em Carragosela/Espariz.

Recorde-se que o Relatório de Actividades e Contas do Exercício do ano de 2022, apresentou um saldo positivo de 29.297,07 euros, tendo o mesmo sido aprovado pelos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Tábua.