De 24 a 26 de Junho e após dois anos de interregno devido à pandemia, voltou a realizar-se aquela que foi a XVI edição da Feira de S. João.
Organizada pela Junta de Freguesia, a Feira teve início na sexta-feira, dia 24, com a actuação das Marchas Populares de S. Martinho da Cortiça e Santo António dos Olivais (Coimbra), que proporcionaram um magnífico espectáculo de música, cor e alegria aplaudido e apreciado pelas muitas pessoas que estiveram no magnífico Largo do Outeiro, onde tiveram também oportunidade de dar ao pé no baile popular abrilhantado pelo grupo “Flora do Mondego”.
Foi uma magnífica noite popular e a integrar o programa festivo da Feira que, como referiu o presidente da Junta de Freguesia, Idílio Correia, “é uma tradição porque o padroeiro do Sarzedo é o S. João Baptista” e que, como recordou, “há 25 anos que o Sarzedo tem este fim-de-semana de festa”.
Festa que “começou com uma arruada pelas ruas da aldeia, com o Zé Pereira, para alertar as pessoas do seu início”, como disse o presidente da Junta, acrescentando ainda que ,”no dia de S. João, tentamos sempre ter uma noite de Marchas Populares e sempre que calhe à sexta-feira, sábado ou domingo, é no dia de S. João que as Marchas se realizam”, sem contudo deixar de lamentar que, como já aconteceu em edições anteriores, “este ano não pudemos ter a Marcha da nossa terra”, mas está convicto de que, “no futuro, voltarão com certeza”.
“O programa deste ano foi simples”
“O programa deste ano foi simples, até porque quando foi organizado ainda não havia a certeza se iríamos ter um Verão normal”, considerou o Idílio Correia, e além das Marchas, “o dia mais preenchido” e aquele que “trouxe mais gente ao Sarzedo”, também e à semelhança dos anos anteriores, integraram este certame uma mostra de produtos locais, na qual estiveram seis expositores, pessoas da freguesia e não só, os arranjos com catos, os bolinhos da Sónia Carvalho, os tradicionais licores, jeropiga e bolos do Sarzedo, o artesanato, uma variedade de produtos”.
E integrado no programa da Feira de S. João “também já houve uma Feira do Gado, mas este ano não se sabia como isto ia correr e resolvemos não a fazer, com muita pena porque, em 2019, houve uma grande afluência de pessoas com gado diversificado e que foi gratificante ver”, considerou o presidente da Junta, mas mesmo assim não deixou de manifestar a sua satisfação pelo retomar da tradição, pela presença das pessoas que, no sábado, tiveram ainda a oportunidade de participar na caminhada com um roteiro turístico, na qual os participantes passaram nos sítios dos produtos endógenos, como o queijo da Quinta do Ribeiro e os sequilhos e a broa da D. Celeste, junto de alguns artistas que iam vendo a trabalhar, como foi o caso de Jorge Caetano, que trabalha o estanho, e dos marceneiros que fazem a talha” e, à tarde, “a comissão de festas do Sarzedo 2022 (que esteve a explorar o bar para angariar fundos para as Festas de Verão), assou a sardinha e a Junta de Freguesia ofereceu uma sardinhada à população, terminando com o baile pelo grupo “Cherry On Top”.
No domingo, 26, e na tradicional Feira de S. João, participaram cerca de uma dezena de feirantes e “até houve pessoas a vender os seus produtos hortícolas”, disse Idílio Correia, sem deixar de recordar que, ”ao domingo à tarde, era habitual realizar-se um Festival de Folclore que, em 2019 ainda o fizemos em colaboração com o Rancho Folclórico Serra do Ceira, mas este ano não foi possível porque este grupo não tem actuado e não havia grupos para permutas”, mas “a ideia é vir a retomar esse Festival”.
Um dos momentos alto da festa foi a celebração da missa campal em honra de S. João, com a participação da Filarmónica Barrilense que, à tarde, preencheu ainda o programa de animação, actuando também o Grupo de Concertinas da Folgosa da Madalena (Seia) e o Rancho “Serra do Ceira” e, aproveitando a oportunidade, o presidente da Junta de Freguesia não deixou de dar a conhecer que “o Largo do Outeiro está em obras com a construção dos wc’s públicos debaixo do palco, que queremos que estejam prontos para a festa e, brevemente, também contamos fazer a modificação do palco”, para o qual “já há o projecto para mudar para uma estrutura de madeira em meia-lua que dará muita beleza aquele largo”, terminando por lembrar que, depois da Feira de S. João, “teremos a nossa festa, no último fim-de-semana de Agosto”, que além de ser o grande ponto de encontro e de convívio entre sarzedenses e amigos, é também de celebração dos padroeiros S. João Baptista e S. Bento.